Uma análise do conhecimento implícito para a área de aquisição de segunda língua – ASL
Palavras-chave:
implicit knowledge, second language acquisition, symbolic paradigm, conexionism.Resumo
O presente artigo faz uma retrospectiva da discussão sobre conhecimento implícito e
suas implicações para a ASL. Contrastamos os paradigmas simbólico e conexionista, bem como
a forma na qual a cognição em cada um deles está organizada. Além disso, descrevemos em
que medida a perspectiva interacionista pode ser articulada em um modelo cognitivo. A
questão da interface e o problema do acesso são revisitados porque dizem respeito à linguagem
abarcadas pela gramática universal. Por outro lado, o conexionismo orienta o olhar para a
importância de mecanismos internos, tal como a memória e sua relação com o input. Ainda que
as duas abordagens sejam distintas, ambas reconhecem que a maior parte da aprendizagem
ocorre implicitamente. Ao abarcar o fenômeno de aquisição de língua estrangeira por
diferentes olhares, entendemos que outros conhecimentos emergem, de modo que novos
modelos contemplem o input, interação e cognição.
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