Alfabetização em inglês como língua adicional através do Método Fônico Sintético
Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2020.1.37721Palabras clave:
alfabetização, método fônico sintético, ILAResumen
O Método Fônico Sintético (MFS) é frequentemente usado em países anglófonos para o ensino de leitura na língua materna. Em outros países, os dados sobre o uso do MFS para o ensino de leitura em línguas adicionais são escassos. Assim, o estudo relatado neste trabalho teve como objetivo compreender o processo de alfabetização em inglês como língua adicional (ILA) de duas crianças brasileiras por meio do MFS em um curso de extensão realizado em uma universidade federal da Amazônia. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo e entrevistas. A análise temática foi utilizada para análise e interpretação dos dados. Os resultados sugerem que o MFS é eficaz para ensinar crianças que falam português do Brasil a ler em inglês. A análise também revelou alguns fatores que influenciam as habilidades de leitura dos alunos em ILA e sua atitude em relação ao MFS, abrindo novas possibilidades para estudos futuros nessa área.
Descargas
Citas
Almeida Filho, J. C. P. (2013). Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes.
Asher, J. J. (2012). Learning another language through actions (Expanded 7th ed.). Los Gatos: Sky Oaks Productions, Inc.
Bacha, M. L., Strehlau, V. I., & Romano, R. (2006). Percepção: termo frequente, usos inconsequentes em pesquisa. In Encontro ANPAD, 30., Salvador. Anais... 2006. Salvador: ANPAD, 1-15. http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/10/enanpad2006-mkta-1332.pdf
Bald, J. (2007). Using Phonics to teach reading and spelling. London: Paul Chapman Publishing.
Barbosa, L. P. (2002). Manual de fonética do inglês. Manaus: EDUA.
Benedict, H. (1979). Early lexical development: Comprehension and production. Journal of Child Language, 6(2), 183–200. https://doi.org/10.1017/S0305000900002245
Bernabé, F. H. L. (2010). O uso da língua materna no ensino de língua estrangeira. Diálogos Pertinentes, 4(1), 243-257. http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/232
Bortolini, R., Miranda, V., & Borssoi, B. (2015). Métodos de aquisição da leitura e da escrita: reflexões sobre suas implicações na prática escolar. Paraná: PUC. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22602_11414.pdf
Bowers, J. S. (2020). Reconsidering the evidence that systematic phonics is more effective than alternative methods of reading instruction. Educational Psychology Review, 32(3), 681-705. https://doi.org/10.1007/s10648-019-09515-y
Brasil. (1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - ensino fundamental: terceiro e quarto ciclos. Brasília, DF: MEC/SEF.
British Council. (2015). O ensino de inglês na educação pública brasileira. 1 ed. São Paulo: British Council Brasil. https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacaopublicabrasileira.pdf
Brooks, G. (2015). Dictionary of the British English spelling system. Cambridge: Open Book Publishers.
Capovilla, A. G. S., & Capovilla, F. C. (2007). Alfabetização: Método Fônico. São Paulo: Memnon.
Coelho, H. (2005). “É possível aprender inglês na escola?”: crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais]. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ALDR-6ACG69
Conselho da Europa. (2001). Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Edição portuguesa. Porto: Edições Asa.
Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press.
De Villiers, J., Cahillane, J., & Altreuter, E. (2006). What can production reveal about Principle B? In K. U. Deen, J. Nomura, B. Schulz, & B. D. Schwartz (Eds.), The Proceedings of the Inaugural Conference on Generative Approaches to Language Acquisition – North America (Vol. 1, pp. 89–100). Honolulu, HI: University of Connecticut Occasional Papers in Linguistics 4.
Dewey, J. (1913). Interest and effort in education. Boston: Houghton Mifflin Company.
Díaz, M. D. S. (2014). Implantácion del método Synthetic Phonics en el aula de Educación Infantil. Trabajo fin de grado. Facultad de Educación, Universidad Internacional de la Rioja, Sevilla. https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/2488/sanchez.diaz.pdf?sequence=1
Education First. (2019). EF EPI EF English Proficiency Index: A ranking of 100 countries and regions by English skills. www.ef.com/epi
Ehri, L. C., Nunes, S. R., Stahl, S. A., & Willows, D. A. (2001). Systematic phonics instruction helps students learn to read: Evidence from the National Reading Panel’s meta-analysis. Review of educational research, 71(3), 393-447. https://doi.org/10.3102/00346543071003393
Ellis, R. (2003). Task-based language learning and teaching. Oxford: Oxford University Press. Fenson, L., Dale, P. S., Reznick, J. S., Thal, D., Bates, E.,
& Hartung, J. P. (1993). The MacArthur Communicative Development Inventories: User’s guide and technical manual. San Diego: Singular.
Freitas, M. A., & Neiva, A. M. S. (2006). Estruturação silábica e processos fonológicos no inglês e no português: empréstimos e aquisição. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, 4(7), 1-27. http://revel.inf.br/files/artigos/revel_7_estruturacao_silabica_e_processos_fonologicos.pdf
Gan, H. H., Lee, J. A. C., & Ghani, K. A. (2019). Oral reading intervention for an English language learner: a single case design. Theory and Practice in Language Studies, 9(1), 28-33. http://www.academypublication.com/ojs/index.php/tpls/article/view/tpls09012833
Gershkoff-Stowe, L., & Smith, L. (1997). A curvilinear trend in naming errors as a function of early vocabulary growth. Cognitive Psychology, 34(1), 37–71. https://doi.org/10.1006/cogp.1997.0664
Gilbert, J. B. (2008). Teaching pronunciation using the Prosody Pyramid. Cambridge University Press.
Guest, G., Macqueen, K. M., & Namey, E. E. (2011). Applied thematic analysis. Los Angeles: Sage.
Hardy, A. (2014). An investigation to establish the impact of Synthetic Phonics on teaching children with English as an additional language to read. Master’s Dissertation. Canterbury Christ Church University, Kent (UK). https://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/an_investigation_to_establish_the_impact_of_synthetic_phonics_v2.pdf
Hepplewhite, D. (2013). The English alphabetic code in Phonics International. Phonics International Ltd. http://www.alphabeticcodecharts.com/
Hitotuzi, N. (2019). Challenges for non-American-English-speaking teachers in English language classrooms in Brazil. Contexto & Educação, 34(107), 249-264. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.249-264
Johnson, R., & Watson, J. (2005). The effects of synthetic phonics teaching on reading and spelling attainment: a seven year longitudinal study. Victoria: Dissemination Officer, Information, Analysis & Communication Division, Scottish Executive Education Department. http://www.scotland.gov.uk/resource/doc/36496/0023582.pdf
Johnson, R., & Watson, J. (2007). Teaching Synthetic Phonics. Exeter: Learning Matters Ltd.
Karimkhanlooei, G., & Seifiniya, H. (2015). Teaching alphabet, reading and writing for kids between 3-6 years old as a second language. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 192, 769-777. https://core.ac.uk/download/pdf/82213366.pdf
Kotaman, H. T., Ali K., & Tekin, G. (2015). Reading acquisition through phonics method in a Turkish Public Elementary School: a case study. Reading Improvement, 52(1), 32-38. https://www.ingentaconnect.com/content/prin/rimp/2015/00000052/00000001/art00005
Li, S., & Vuono, A. (2019). Twenty-five years of research on oral and written corrective feedback in System. System, 84, 93-109. https://doi.org/10.1016/j.system.2019.05.006
Lloyd, S. (1998). The Phonics handbook: a handbook for teaching reading, writing and spelling (3rd ed.). Chigwell: Jolly Learning Ltd.
Marchman, V., & Bates, E. (1994). Continuity in lexical and morphological development: A test of the critical mass hypothesis. Journal of Child Language, 21(2), 339–366. https://doi.org/10.1017/S0305000900009302
Martínez, A. M. M. (2011). Explicit and differentiated Phonics instruction as a tool to improve literacy skills for children learning English as a foreign language. GIST Education and Learning Research Journal, 5, 25-49. https://eric.ed.gov/?id=EJ1062615
Morretta, M., & De Francisci, M. G. (2014). The learning code: the psychology of Total Physical Response. Morrisville: Lulu Press, Inc.
Newton, J. (2017). Learning-to-speak and speaking-to-learn: five categories of learning opportunity. In E. Hinkel (Ed.), Handbook of research in second language teaching and learning (Vol. 3, pp. 229-241). New York: Routledge.
Pey, K. C., Min, L. H., & Wah, L. L. (2014). Relationship between oral reading fluency and reading comprehension among ESL students. GEMA Online® Journal of Language Studies, 14(3), 19-32. http://dx.doi.org/10.17576/GEMA-2014-1403-02
Roach, P. (2009). English phonetics and phonology: a practical course (4th ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Roach, P., Hartman, J., & Setter, J. (Eds.). (2006). Cambridge English pronunciation dictionary (17th ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Salvador, L. F. S. (2017). Aprender a ler, escrevendo: impacto de um programa de escrita na leitura de crianças do 1º ano do E .B. em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem (Doctoral dissertation). Available from Repositório do ISPA (Document ID 10400.12/6066). http://hdl.handle.net/10400.12/6066
Santos, E. S. S. (2011). O ensino da língua inglesa no Brasil. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, 1(1) 39-46. http://www.babel.uneb.br/n1/n01_artigo04.pdf
Shea, M. (2011). Parallel learning of reading and writing in Early Childhood. New York: Routledge.
Silva, T. C., Barboza, C., Guimarães, D., & Nascimento, K. (2012). Revisitando a palatalização no português brasileiro. Revista de Estudos da Linguagem, 20(2), 59-89. http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2744/2699
Silva, T. C. (2012). Pronúncia do inglês: para falantes do português brasileiro. São Paulo: Contexto.
Somogyi-Tóth, K. (2012). Observation tasks: A workbook for student teachers. Piliscsaba: Pázmány Péter Catholic University Faculty of Humanities English Department Department of Education. https://www.tttjournal.co.uk/uploads/File/ttj_plus/Observation%20Tasks.pdf
Sparks, R., Patton, J., Ganschow, L., & Humbach, N. (2009). Long-term crosslinguistic transfer of skills from L1 to L2. Language Learning, 59(1), 203-243. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdfdirect/10.1111/j.1467-9922.2009.00504.x
Spenader, J., Smits, E. J., & Hendriks, P. (2009). Coherent discourse solves the pronoun interpretation problem. Journal of Child Language, 36(1), 23–52. https://doi.org/10.1017/S0305000908008854
Watkins-Mace, S. P. (2006). The effect of first language literacy skills on second language literacy skills for native Spanish and native English speakers (Doctorate Dissertation). Available from Semantic Scholar (Corpus ID 60759142). https://krex.k-state.edu/dspace/bitstream/handle/2097/224/SarahWatkins-Mace2006%5b1%5d.pdf?sequence=1
Willis, D., & Willis, J. (2007). Doing task-based teaching. Oxford: Oxford University Press.
Willis, J. (1996). A framework for Task-Based Learning. London: Longman.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: planejamento e métodos (5th ed.; C. M. Herrera, Trans.). Porto Alegre: Bookman.
Zorzi, J. L. (2008). As trocas surdas sonoras no contexto das alterações ortográficas. Revista Soletras, 15, 1-18. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/4886/3611
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.