A morte na fé cristã: uma leitura interdisciplinar

Leomar Antônio Brustolin, Fabiane Maria Lorandi Pasa

Resumo


O artigo reflete sobre a morte, partindo de uma interdisciplinaridade entre Filosofia, Psicologia e Teologia. Recentemente, a Teologia tem procurado desenvolver estudos que reflitam mais a relação entre vida e morte e não apenas entre morte e além. No diálogo com outras áreas do conhecimento, busca estudar os diferentes enfoques de uma mesma realidade, integrando a abordagem no horizonte da fé cristã. Após tratar da realidade atual da morte e do morrer, são analisadas diferentes interpretações sobre a morte e o medo que ela pode significar. Finalmente, descreve-se a noção de morte no Cristianismo, concentrando-se na Sagrada Escritura e na Tradição, no intuito de recuperar os elementos que permitam aos cristãos reintegrarem o sentido de morrer ao viver.

Palavras-chave


Morte. Cristianismo. Teologia. Psicologia.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 0103-314X

e-ISSN: 1980-6736



Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS