Adaptação do Protocole MEC de Poche e da Bateria MAC Expandida: Bateria MAC Breve

Fabíola Schwengber Casarin, Lilian Cristine Scherer, Perrine Ferré, Bernadette Ska, Maria Alice Pimenta de Mattos Parente, Yves Joanette, Rochele Paz Fonseca

Resumo


Este estudo apresenta procedimentos teóricos e empíricos da adaptação da versão expandida da Bateria MAC e do Protocole MEC de Poche para uma versão breve brasileira - Bateria MAC Breve. Participaram quatro tradutores, 308 juízes não especialistas, 14 juízes especialistas e 36 adultos saudáveis. Seis etapas foram conduzidas: (1) comparação entre MAC expandida e MEC de Poche, (2) tradução, (3) desenvolvimento de novos estímulos, (4) análise de critérios psicolinguísticos por juízes não especialistas e (5) especialistas e (6) estudos pilotos. A versão adaptada mostrou-se adequada e apresentou evidência de validade de conteúdo para avaliar processamentos comunicativos discursivo, pragmático-inferencial, léxico¬semântico e prosódico. Estudos futuros com populações clínicas tornam-se necessários para que se possa utilizá-la para o diagnóstico funcional de dificuldades comunicativas.


Palavras-chave


Avaliação neuropsicológica; adaptação; linguagem; hemisfério direito; avaliação breve.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.