Máquinas de ver, modos de ser: visibilidade e subjetividade nas novas tecnologias de informação e de comunicação

Autores

  • Fernanda Bruno Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3271

Palavras-chave:

Subjetividade, Tecnologias, Comunicação

Resumo

O presente artigo fala sobre a relação entre subjetividade e visibilidade que ganha novos contornos com as tecnologias comunicacionais contemporâneas. Tais tecnologias participam de uma transformação no modo como os indivíduos constituem a si mesmos e modulam sua identidade a partir da relação com o outro, mais especificamente com o ‘olhar’ do outro.

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Biografia do Autor

Fernanda Bruno, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do CiberIDEA/ECO/UFRJ e Pesquisadora do Programa IDEA/ECO/UFRJ.

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Publicado

2008-04-12

Como Citar

Bruno, F. (2008). Máquinas de ver, modos de ser: visibilidade e subjetividade nas novas tecnologias de informação e de comunicação. Revista FAMECOS, 11(24), 110–124. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3271

Edição

Seção

Dossiê parceria em grupos de pesquisa: PUCRS/UFRJ/UERJ