Trauma, narrativa e memória no documentário ônibus 174
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30581Palavras-chave:
Documentário. Trauma. Memória.Resumo
ônibus 174 (José Padilha, 2002) aborda o sequestro de um ônibus (linha 174) no Rio de Janeiro, em 2000. O documentário narra de modo sequencial o início, o desenrolar e o término do episódio e, em paralelo, conta a história de vida do sequestrador Sandro do Nascimento. É essa dualidade que interessa a este trabalho, cujo foco se concentra nos depoimentos e imagens de arquivo à luz da discussão sobre o trauma e seus temas correlatos, como a memória e a narrativa. Parte-se da ideia de que o trauma é fruto de uma conjuntura social e cultural, sempre relacionado a demandas contextuais. Por isso, o modo como o documentário narra a história do protagonista aciona a hipótese de que, ao construir uma memória indesejada, Ônibus 174 dá a ver uma vida no trauma, ou seja, uma condição superlativa de um estado de desigualdade que escapa à racionalidade e interrompe laços sociais e pessoais.Downloads
Referências
ALEXANDER, Jeffrey C. Toward a theory of cultural trauma. In: ALEXANDER, Jeffrey C. et al. (orgs.). Cultural trauma and collective identity. Berkeley: University of California Press, 2004.
https://doi.org/10.1525/california/9780520235946.001.0001
BAKHTIN, Mikhail. O freudismo: um esboço crítico. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFF, Niterói, 2007.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BRODERICK, Mick; TRAVERSO, Antonio (orgs.). Interrogating trauma. Collective suffering in global arts and media. Londres: Routledge, 2011.
DAMATTA, Roberto. A casa e a rua. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
ERIKSON, Kai. Everything in its path. Nova York: Simon and Schuster, 1976.
HAMBURGER, Esther. Políticas de representação: ficção e documentário em Ônibus 17. In: MOURÃO, Maria Dora e LABAKI, Amir. (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
KEHL, Maria Rita. Tortura e sintoma social. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (orgs.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
LEU, Lourraine. Spaces of remembrance & representation in the city: José Padilha’s Ônibus 174. Luso Brazilian Review, Madison, v. 45, n. 2, p. 177-189, 2008.
https://doi.org/10.1353/lbr.0.0044
MACDOUGALL, David. Transcultural cinema. Princeton: Princeton University Press, 1998. ÔNIBUS 174. Direção de José Padilha. Rio de Janeiro: Zazen Produções, 2002. 1 DVD (130 min), son., color., digital.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SMELSER, Neil J. Psychological trauma and cultural trauma. In: ALEXANDER, Jeffrey C. et al. (orgs.). Cultural trauma and collective identity. Berkeley: University of California Press, 2004.
https://doi.org/10.1525/california/9780520235946.003.0002
SOARES, Luiz Eduardo; BILL, MV; ATHAYDE, Celso. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Analisando narrativas documentais. In: CATANI, Afrânio Mendes, GARCIA, Wilton; FABRIS, Mariarosaria (orgs.). Estudos de Cinema Socine VI. São Paulo: Nojosa Edições, 2005.
VILLAREJO, Amy. Bus 174 and the living present. Cinema Journal, Austin, v. 46, n. 1, p. 115-120, 2006.
https://doi.org/10.1353/cj.2007.0006
WALKER, Janet. Trauma cinema. Berkeley: University of California Press, 2005.
WATERSON, Roxanna. Trajectories of memory: documentary film and the transmission of testimony. History and Anthropology, Londres, v. 18, n. 1, p. 51-73, 2007.
https://doi.org/10.1080/02757200701218239
WINSTON, Brian. La vida narrada. Cine documental, Buenos Aires, n. 15, p. 1-13, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.