Trauma, narrativa e memória no documentário ônibus 174

Gustavo Souza

Resumo


ônibus 174 (José Padilha, 2002) aborda o sequestro de um ônibus (linha 174) no Rio de Janeiro, em 2000. O documentário narra de modo sequencial o início, o desenrolar e o término do episódio e, em paralelo, conta a história de vida do sequestrador Sandro do Nascimento. É essa dualidade que interessa a este trabalho, cujo foco se concentra nos depoimentos e imagens de arquivo à luz da discussão sobre o trauma e seus temas correlatos, como a memória e a narrativa. Parte-se da ideia de que o trauma é fruto de uma conjuntura social e cultural, sempre relacionado a demandas contextuais. Por isso, o modo como o documentário narra a história do protagonista aciona a hipótese de que, ao construir uma memória indesejada, Ônibus 174 dá a ver uma vida no trauma, ou seja, uma condição superlativa de um estado de desigualdade que escapa à racionalidade e interrompe laços sociais e pessoais.

Palavras-chave


Documentário. Trauma. Memória.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, Jeffrey C. Toward a theory of cultural trauma. In: ALEXANDER, Jeffrey C. et al. (orgs.). Cultural trauma and collective identity. Berkeley: University of California Press, 2004.

https://doi.org/10.1525/california/9780520235946.001.0001

BAKHTIN, Mikhail. O freudismo: um esboço crítico. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFF, Niterói, 2007.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BRODERICK, Mick; TRAVERSO, Antonio (orgs.). Interrogating trauma. Collective suffering in global arts and media. Londres: Routledge, 2011.

DAMATTA, Roberto. A casa e a rua. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

ERIKSON, Kai. Everything in its path. Nova York: Simon and Schuster, 1976.

HAMBURGER, Esther. Políticas de representação: ficção e documentário em Ônibus 17. In: MOURÃO, Maria Dora e LABAKI, Amir. (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

KEHL, Maria Rita. Tortura e sintoma social. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (orgs.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

LEU, Lourraine. Spaces of remembrance & representation in the city: José Padilha’s Ônibus 174. Luso Brazilian Review, Madison, v. 45, n. 2, p. 177-189, 2008.

https://doi.org/10.1353/lbr.0.0044

MACDOUGALL, David. Transcultural cinema. Princeton: Princeton University Press, 1998. ÔNIBUS 174. Direção de José Padilha. Rio de Janeiro: Zazen Produções, 2002. 1 DVD (130 min), son., color., digital.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2007.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

SMELSER, Neil J. Psychological trauma and cultural trauma. In: ALEXANDER, Jeffrey C. et al. (orgs.). Cultural trauma and collective identity. Berkeley: University of California Press, 2004.

https://doi.org/10.1525/california/9780520235946.003.0002

SOARES, Luiz Eduardo; BILL, MV; ATHAYDE, Celso. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Analisando narrativas documentais. In: CATANI, Afrânio Mendes, GARCIA, Wilton; FABRIS, Mariarosaria (orgs.). Estudos de Cinema Socine VI. São Paulo: Nojosa Edições, 2005.

VILLAREJO, Amy. Bus 174 and the living present. Cinema Journal, Austin, v. 46, n. 1, p. 115-120, 2006.

https://doi.org/10.1353/cj.2007.0006

WALKER, Janet. Trauma cinema. Berkeley: University of California Press, 2005.

WATERSON, Roxanna. Trajectories of memory: documentary film and the transmission of testimony. History and Anthropology, Londres, v. 18, n. 1, p. 51-73, 2007.

https://doi.org/10.1080/02757200701218239

WINSTON, Brian. La vida narrada. Cine documental, Buenos Aires, n. 15, p. 1-13, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30581

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS