Construindo séries de TV complexas: a concepção diegética de Westworld

Sílvio Antonio Luiz Anaz

Resumo


A nova era de ouro da televisão caracteriza-se principalmente por séries dramáticas intrincadas, com múltiplas tramas, temas áridos, diegese não convencional e produção com recursos técnicos, humanos (elencos, roteiristas, diretores, produtores) e orçamentários comparáveis às grandes produções do cinema. Por meio da análise da série Westworld (HBO, 2016), este artigo examina o contexto de sua produção e aspectos estruturantes da narrativa para entender como que os criadores construíram sua complexidade. Para tanto, a análise recorre aos estudos de Mittell sobre complexidade narrativa na TV e às reflexões sobre a imaginação de Bachelard e  Durand. A conclusão é que a complexidade em Westworld é construída, entre outras estratégias, a partir de intrincadas concepções temporais e espaciais em sua diegese.

Palavras-chave


Narrativa complexa; série de TV; Westworld

Texto completo:

PDF

Referências


ANAZ, Sílvio. O arcaico e o contemporâneo em sense8: representaçõ es arquetípicas da diversidade. Intexto, n. 40, set/dez 2017.

BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BOX OFFICE MOJO. Disponível em: http://www.boxofficemojo.com/. Acesso em: 4 ago. 2017.

DELOS INCORPORATED. Disponível em: http://www.delosincorporated.com/#corpresources. Acesso em: 3 ago. 2017.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KALLAS, Christina. Na sala de roteiristas. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

LESLIE, Ian. Watch it while it lasts: our golden age of television. Financial Times, April 13, 2017. Disponível em: https://www.ft.com/content/68309b3a-1f02-11e7-

a454-ab04428977f9. Acesso em: 5 set. 2017.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

LOST. J.J. Abrams, Jeffery Lieber e Damon Lindelof. Estados Unidos: ABC. 2004-2010.

MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. Matrizes, Ano 5, n. 2, jan./jun. 2012.

______. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. Nova York e Londres: New York University Press, 2015.

NEDEDOG, Jethro. The ‘Westworld’ season finale broke ratings records for HBO. Business Insider, 5 dez. 2016. Disponível em: http://www.businessinsider.com/westworld-season-one-finale-ratings-records-for-hbo-2016-12. Acesso em: 31 jul. 2017.

NIELSEN. Nielsen NNTV Program Report. Disponível em: http://www.nielsen.com/us/en/insights/news/2016/tops-of-2016-tv.html. Acesso em: 2 ago. 2017.

THE NUMBERS. Top-Selling DVDs in the United States 2016. Disponível em: http://www.the-numbers.com/home-market/dvd-sales/2016. Acesso em: 4 ago. 2017.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.

SENSE8. Criadores: The Wachowskis e J. Michael Straczynski. Estados Unidos: Netflix. 2015-2017. Streaming.

STATISTA. Number of HBO subscribers worldwide from 2010 to 2016 (in millions). Disponível em: https://www.statista.com/statistics/329277/number-hbosubscribers/. Acesso em: 3 ago. 2017.

SHEPHERD, Jack. The 7 most expensive TV shows ever made: From Game of Thrones to Friends. The Independent, 9 mar. 2017. Disponível em: http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/tv/news/most-expensive-tv-showgame-

of-thrones-friends-the-get-down-crown-a7619996.html. Acesso em: 1 ago. 2017.

GOLDBERG, Lesley. HBO’s ‘Westworld,’ With $100 Million Price Tag, Faces Huge Expectations. The Hollywood Reporter, 1 out. 2016. Disponível em: http://www.hollywoodreporter.com/live-feed/hbos-westworld-100-million-price-934347. Acesso em: 1 ago. 2017.

THE Leftovers. Criadores: Tom Perrotta e Damon Lindelof. Estados Unidos: HBO. 2014-2017. Streaming.

TWIN Peaks. Criadores: David Lynch e Mark Frost. Estados Unidos: ABC, 1990-1991. Showtime, 2017. Streaming.

WESTWORLD. Criadores: Jonathan Nolan e Lisa Joy. Estados Unidos: HBO. 2016. Streaming.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28492

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.






 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2018 EDIPUCRS