A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube

Autores

  • Sonia Montaño Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25256

Palavras-chave:

Usuário, Plataformas de vídeo, YouTube

Resumo

O artigo apresenta uma cartografia inicial dos modos em que o usuário é construído no YouTube e formula problemas de conhecimento para os estudos contemporâneos da imagem e do audiovisual na web. Ao longo dos dez anos de existência, a plataforma foi construindo o usuário associado a sentidos diversos,
valorizando sua condição de amador ou, mais recentemente sua condição de criador, desenvolvedor e empreendedor. Essas relações são problematizadas em diálogo com autores como Benjamin e Certeau, que discutem o lugar da técnica na cultura e nas relações entre produção e consumo e os modos de produção por apropriações e usos no cotidiano. As contradições entre um usuário programado pela interface e um usuário que a reprograma demonstra um estágio transitório e complexo da técnica e, por isso, fértil para os estudos do audiovisual e da comunicação.

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Biografia do Autor

Sonia Montaño, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Ciências da Comunicação. Autora do livro “Plataformas de vídeo, apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web” (2015).

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Publicado

2017-03-24

Como Citar

Montaño, S. (2017). A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube. Revista FAMECOS, 24(2), ID25256. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25256

Edição

Seção

Cibercultura