Interesse público no jornalismo: uma justificativa moral codificada

Rogério Christofoletti, Guilherme Longo Triches

Resumo


O interesse público é um argumento frequentemente usado por jornalistas e veículos de informação para explicar todo tipo de ação, inclusive violações de condutas. Neste artigo, discutimos o conceito de “interesse público”, e observamos como ele se apresenta em trinta códigos de ética na África, Ásia, Europa, América e Oceania. Para compor a amostra da pesquisa, recorremos a características demográficas, buscando proporcionalidade, legitimidade e antiguidade dos documentos. Adotamos a análise de conteúdo (Krippendorff, 1990; Bardin, 1977) para interpretar os dados. Ao salientar como o interesse público é evocado nesses documentos, podemos alcançar uma compreensão melhor de como os jornalistas sustentam suas tomadas de decisão cotidianas e como se orientam eticamente.

Palavras-chave


Interesse público; Códigos de ética; Deontologia jornalística

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.17588

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