Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista FAMECOS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Famecos aceita submissões em fluxo contínuo, somente de artigos inéditos, em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional completa serão preenchidas em espaços próprios do sistema e não devem constar do corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Tampouco se aceitam quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores. O preenchimento do ORCID é obrigatório no momento da submissão do artigo.

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Template para submissão de artigos: Clique aqui para baixar o arquivo

Importante: o arquivo deve ser salvo em doc ou rtf e não deve ultrapassar 2MB.

Textos formatados fora das Normas da ABNT não serão aceitos pela Comissão Editorial.

Regras: As regras para formatação do texto constam no template.

Sobre outras orientações ler: Informação para Autores.

Fluxograma do processo editorial: Clique aqui para baixar o arquivo

 

 

Diretrizes para os avaliadores

Os pareceristas devem avaliar nos artigos os seguintes aspectos:

  • Qualidade do texto (gramática, estilística, vocabulário, linguagem científica, clareza das ideias, deduções adequadas às premissas, apropriada utilização de citações e correta aplicação das normas da ABNT – sistema autor-data (onde se inclui o resumo, o título e as palavras-chave);
  • Conteúdo teórico e empírico;
  • Domínio da literatura científica;
  • Atualidade do tema;
  • Contribuição relevante para área de Comunicação;
  • Pertinente escolha da metodologia e sua correta aplicação;
  • Originalidade do tratamento do tema;
  • Consistência e rigor da abordagem;
  • Correta estrutura de texto e boa qualidade de redação;
  • Proeminência dos achados;
  • Os resultados encontrados devem ser apresentados com clareza ao longo do texto ou nas considerações finais.

Em atendendo esses critérios, os avaliadores deverão recomendar a aceitação integral do texto. Caso contrário, o avaliador poderá recusar o artigo ou sugerir modificações para nova avaliação. Nesse caso, a Comissão Editorial encaminhará as sugestões de reformulações ao autor. Se for reformulado, atendendo a todas as observações dos pareceristas, o artigo poderá ser novamente submetido à avaliação pelo site da revista, não necessitando de novos pareceres.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo é inédito e não foi submetido, paralelamente, a outra publicação. Ele foi escrito em uma das quatro línguas aceitas pela Revista: português, inglês, espanhol ou francês.
  2. O autor e os eventuais co-autores conhecem e concordam com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.
  3. O título do artigo tem menos do que quinze palavras.
  4. O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 30.000 e o máximo de 42.000 caracteres (contando os espaços), excluído o resumo, as notas e as referências.
  5. O resumo está dentro dos limites de tamanho: 800 a 1.100 caracteres (com espaço).
  6. As referências estão de acordo com a norma técnica NBR 10719: Apresentação de relatórios técnico científicos. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://webapp.pucrs.br/bcmodelos/LoginControl#ResumoInform.>, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Não existem identificações da autoria ou das instituições a que pertencem os autores no texto que será enviado para as avaliações cegas de pareceristas externos (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  7. O autor, ou os eventuais co-autores, não têm no momento outro texto em processo de avaliação na Revista Famecos, nem publicou qualquer artigo nesta mesma revista nos últimos dois anos.
  8. O pesquisador tem titulação mínima de Doutor (doutorandos somente em co-autoria). Não aceitamos mestres ou mestrandos, graduados ou graduandos.
  9. Se o artigo tiver mais de dois autores, será obrigatório o encaminhamento de uma nota, indicando a contribuição de cada autor para produção do artigo. Essa nota será publicada no final do artigo.  Ela deve ser anexada em DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.
  10. FAz parte do projeto gráfico da Revista Famecos publicar, junto ao artigo que for apovado para publicação, uma pequena foto do autor, para que seus seguidores e os futuros conheçam sua fisionomia.
  11. Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.

    Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

     

 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Famecos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a revista Famecos como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).

Ao submeter um artigo para publicação na Revista Famecos, o autor concorda com os seguintes termos:

1.    O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.

2.    As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

3.    Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

4.    O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista Famecos serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

O endereço solicitado nos metadados diz respeito ao endereço profissional, ou seja, o endereço da Universidade onde atua, ou Instituto de Pesquisa.