Já possui um login/senha de acesso à revista Revista FAMECOS?

A Revista Famecos aceita submissões em fluxo contínuo, somente de artigos inéditos. No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional completa serão preenchidas em espaços próprios do sistema e não devem constar do corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Tampouco se aceitam quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores.

Template para submissão de artigos: Clique aqui para baixar o arquivo

Importante: o arquivo deve ser salvo em doc ou rtf e não deve ultrapassar 2MB.

Textos formatados fora das Normas não serão aceitos pela Comissão Editorial.

Regras: As regras para formatação do texto constam no template.

Sobre outras orientações ler: Informação para Autores.

Fluxograma do processo editorial: Clique aqui para baixar o arquivo

1. O artigo é inédito e não foi submetido, paralelamente, a outra publicação.
  2. O autor e os eventuais co-autores conhecem e concordam com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.
  3. O título do artigo tem menos do que quinze palavras.
  4. O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 30.000 e o máximo de 50.000 caracteres (contando os espaços), excluído o resumo, as notas e as referências.
  5. O resumo está dentro dos limites de tamanho: 800 a 1.100 caracteres (com espaço).
  6. As referências estão de acordo com a norma técnica NBR 10719: Apresentação de relatórios técnico científicos. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://webapp.pucrs.br/bcmodelos/LoginControl#ResumoInform.>, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Não existem identificações da autoria ou das instituições a que pertencem os autores no texto que será enviado para as avaliações cegas de pareceristas externos (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  7. O autor, ou os eventuais co-autores, não têm no momento outro texto em processo de avaliação na Revista Famecos, nem publicou qualquer artigo nesta mesma revista nos últimos dois anos.
  8. O pesquisador tem titulação mínima de Doutor ( doutorandos somente em co-autoria). Não aceitamos mestres ou mestrandos, graduados ou graduandos.
  9. Por orientação da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), solicitamos aos autores, que tiverem seus textos aprovados, o encaminhamento de uma nota com até 12 linhas, a ser utilizada na divulgação do artigo no Facebook, no site da revista, direcionada aos pesquisadores jovens. A nota NÃO é obrigatória, mas auxilia significativamente na divulgação do artigo.  Se for produzida, deve ser anexada em DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.
  10. Também por orientação da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), a Revista Famecos deseja publicar junto ao artigo que for apovado para publicação, uma pequena foto do autor, para que seus seguidores e futuros admiradores de sua obra conheçam sua fisionomia. Este item também não é obrigatório, mas esperamos contar com a sensibilidade dos autores em relação aos objetivos da Revista Famecos.

A submissão de originais para Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Famecos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a revista Famecos como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).

Ao submeter um artigo para publicação na Revista Famecos, o autor concorda com os seguintes termos:

1.    O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.

2.    As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

3.    Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

4.    O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.