Dança e identidade nacional na imprensa carioca do início do século XX: diálogos culturais e relações étnicas e de gênero

Autores

  • Karla Carloni Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.2.29096

Palavras-chave:

Dança, Identidade nacional brasileira, Raça, Gênero.

Resumo

A partir do exame de registros imagéticos e textuais presentes na imprensa carioca, o artigo analisa as práticas de danças sociais na cidade do Rio de Janeiro, durante as três primeiras décadas do século XX. Tendo como pressuposto a compreensão do corpo enquanto espaço de realização política e um importante meio de experiência e comunicação com o mundo, três temas são tratados: a tentativa de intelectuais brasileiros de definirem a identidade nacional por meio da analogia entre o caráter de um povo e as suas manifestações rítmicas; os diálogos transculturais entre ritmos e danças das Américas, da Europa e da África nos salões e palcos da capital do país; e, por fim, a formulação de diferentes perfis sociais, mais ou menos transgressores, por meio da prática da dança. Neste contexto, a dança revela-se como um meio de elaboração de identidade étnica, social e de gênero, sendo, ao mesmo tempo, alvo de discursos idealizados, racistas e moralizantes.

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Biografia do Autor

Karla Carloni, Universidade Federal Fluminense

Professora de História do Brasil República do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense e colaboradora do Programa em Pós-Graduação em História da mesma universidade.

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Carloni, K. (2018). Dança e identidade nacional na imprensa carioca do início do século XX: diálogos culturais e relações étnicas e de gênero. Estudos Ibero-Americanos, 44(2), 365–379. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.2.29096