Histórias de vida de jovens egressos de medidas socioeducativas: entre a margem e a superação

Autores

  • Rute Vivian Angelo Baquero Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Marilene Alves Lemes
  • Eliene Amorim dos Santos

Palavras-chave:

jovens, medidas socioeducativas, histórias de vida

Resumo

O artigo analisa histórias de vida de jovens egressos do sistema de medidas socioeducativas, estudando-as na sua relação com processos da margem e da superação. Busca problematizar: Quem são esses jovens? Quais suas expectativas em relação à escola? De que modo a escola se relaciona com eles? O que a família representa em suas vidas? Como se dá sua relação com o trabalho precarizado? Que fatores, segundo os jovens, são responsáveis ou não pela reconstrução de suas vidas? O texto sugere, com base nos dados de pesquisa, a necessidade de políticas públicas direcionadas a jovens egressos do sistema de medidas socioeducativas, bem como a importância da sobreposição do enfoque socioeducativo sobre o correcional-repressivo na aplicação das medidas.

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Publicado

2011-07-24

Como Citar

Baquero, R. V. A., Lemes, M. A., & Santos, E. A. dos. (2011). Histórias de vida de jovens egressos de medidas socioeducativas: entre a margem e a superação. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7618