Concepções de liberdade na educação Waldorf: um estudo de caso
Resumo
Este trabalho discute a concepção de liberdade da educação Waldorf e como esta concepção repercute nas práticas educacionais das escolas Waldorf. Para os educadores Waldorf, a concepção de liberdade vai além de idéias tais como “partici-pação democrática”, “livre expressão” ou “livre agir”. Ela envolve auto-conhecimento, autodisciplina e o desenvolvimento das diferentes dimensões humanas. Paradoxalmente, para promover este tipo de liberdade, o currículo Waldorf é extre-mamente estruturado e seus professores, bastante diretivos. A pesquisa baseia-se em um estudo de caso sobre uma escola Waldorf típica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.