Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente

Autores

  • Marta Sueli de Faria Sforni UEM
  • Renata de Almeida Vieira UEM

Palavras-chave:

Teoria da atividade, prática de ensino, formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação inicial de professores, tomando como referência a Teoria da Atividade de Leontiev. Tem como ponto de partida um artigo elaborado por uma acadêmica na disciplina “Prática de Ensino – séries iniciais do Ensino Fundamental” do curso de Pedagogia, cujo tema tomou forma a partir de suas impressões como aprendiz. Nele, a estagiária, mobilizada pela experiência da docência, sente a necessidade de refletir sobre o próprio processo de formação, revelando o quanto a docência se tornou uma atividade para ela. No presente texto, suas inquietações e aprendizagens são compartilhadas com a professora orientadora e busca identificar elementos desencadeadores do movimento de formação docente. Descritores – Teoria da atividade; prática de ensino; formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Sueli de Faria Sforni, UEM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Renata de Almeida Vieira, UEM

Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduanda do curso de Especialização em Teoria Histórico-Cultural. Bolsista PET SESu/MEC.

Downloads

Publicado

2008-11-27

Como Citar

de Faria Sforni, M. S., & de Almeida Vieira, R. (2008). Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente. Educação, 31(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/482

Edição

Seção

Outros Temas