A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação
Palavras-chave:
Educação para a paz, ação comunicativa, não-violênciaResumo
Este trabalho, utilizando o referencial da ação comunicativa desenvolvido por Jürgen Habermas, propõe uma ressignificação do conceito de paz e da própria educação para a paz, como caminho de superação das críticas que lhe são feitas, especialmente no contexto da pós-modernidade. A educação para a paz apresenta-se como espaço argumentativo, tanto de crítica da cultura de violên-cia como de construção de um consenso para a paz. Também se inclui a capacitação para a resolução não-violenta de conflitos, a não-cooperação com a injustiça e a mobilização com a não-violência. Seu mais importante objetivo é a formação da competência comunicativa através de círculos de cultura de paz e oficinas para a paz.Descritores – Educação para a paz; ação comunicativa; não-violência.
ABSTRACT – This paper based on the rational communicative action, which was developed by Jürgen Habermas, proposes a new meaning to the peace concept and peace education as a way to overcome its critics in the post-modernism context. The peace education presents itself as an argumen-tative space; both for the critique of the violence culture and the construction of consensus for peace. Peace education includes also the ability for a non-violent resolution of conflicts, non-cooperation with the injustice and finally a mobilization for a peaceful action. One of its mains purposes is the forma-tion of communicative competence through circles of peace culture and peace workshops.
Key-words – Peace education; communicative action; non-violence
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.