O ser professor em contínua construção

Denise Dalpiaz Antunes, Helenara Plaszewski

Resumo


O texto objetiva contribuir com algumas reflexões acerca da formação contínua de professores, além da formação inicial, na proposta paradigmática de educação continuada ao longo da vida pessoal do docente. Apresenta construtos teóricos que apontam para as possibilidades de autoformação em busca do autoconhecimento, dos profissionais que constituem a base da formação humana de outros seres humanos. Além disso, o artigo apresenta um modelo de educação continuada considerado eficiente pela abordagem de necessidade de atualização de formação, baseado em oficinas pedagógicas, com trabalho cooperativo entre os pares. Uma proposta de governo que, muito embora não tenha se constituído como possibilidade de política pública de formação de professores, no Brasil, acaba por ressaltar a falta de incentivos e de consciência social pela profissão do Ser Professor. Além de apontar a possiblidade de renovadas práticas educativas a partir de formações no locus escolar, conforme o destaque da grande maioria dos professores participantes.


Palavras-chave


Formação continuada. Educação contínua. Profissão docente. Pnem.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Denise Dalpiaz. Oficinas Pedagógicas Cooperativas: a motivação docente na formação continuada. Curitiba: Editora CRV, 2016.

ANTUNES, Denise Dalpiaz. Oficinas Pedagógicas de Trabalho Cooperativo: uma proposta de motivação docente, 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

ANTUNES, Denise Dalpiaz; GUILHERME, Alexandre Anselmo; SILVA, Lucas Rech. Concepções, desafios e avanços na Educação continuada de professores. In: ANTUNES, Denise Dalpiaz; PLASZEWSKI, Helenara. Educação continuada: um paradigma em diferentes ações, distintas experiências e significativos contextos. Porto Alegre: Evangraf, 2017.

ANTUNES, Denise Dalpiaz; PLASZEWSKI, Helenara; DECKER, Dionlei Alves; SILVA, Lucas Rech. Formação Continuada de Professores no Locus Escolar. In: ANTUNES, Denise Dalpiaz; PLASZEWSKI, Helenara. Educação continuada: um paradigma em diferentes ações, distintas experiências e significativos contextos. Porto Alegre: Evangraf, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Maria Alice Vergueiro e Afranio Catani (Org.). 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CLAXTON, Guy. O desafio de aprender ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CUBERES, Maria Teresa Gonzalez. El taller de los talleres. Buenos Aires: Estrada, 1989.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2003. A. S. Os desafios da formação de professores no século XXI: competências e solidariedade, In: FERREIRA, A. T. B. (Org.). Formação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

JESUS, Saul Neves de. Psicologia da Educação. Coimbra: Quarteto Editora, 2004.

LOMÔNACO, José Fernando B. Apresentação à edição brasileira. In: LÓPEZ-BARAJAS ZAYAS, Emilio. O paradigma da educação continuada. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

MARQUESI, Álvaro. O bem-estar dos professores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MASLOW, Abraham Harold. Introdução à psicologia do ser. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Eldorado, 1970.

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 2007. 119 p.

MOSQUERA, Juan José Mourino. Vida adulta: personalidade e desenvolvimento, 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 1987.

MOSQUERA, Juan José Mourino. Vida adulta: visão existencial e subsídios para teorização. Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 94-112, 1982.

MOSQUERA, Juan José Mourino. As ilusões e os problemas da vida. Porto Alegre: Sulina, 1979.

NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação, 2003. Disponível em: . Acesso em: 22 de nov. 2017.

NÓVOA, António. A formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1999.

PORTAL, Leda Lísia Franciosi. O professor e o despertar de sua espiritualidade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser professor. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2002. p. 109-124.

PORTAL, Leda Lísia Franciosi; FRANCISCONE, Fabiane. Contribuições da educação continuada na construção da inteireza do ser. Educação, Porto Alegre, 2007, n. 3 (63), p. 557-569, set./dez. 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

UNDURRAGA INFANTE, Consuelo. Como aprenden los adultos? Ediciones Universidad Católica de Chile, Santiago, 2004.

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

ZABALZA, Miguel Ángel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782




Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS