Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior

Maria Inês Côrte Vitória, Alam Casartelli, Rosa Maria Rigo, Priscila Trarbach Costa

Resumo


O artigo analisa o engajamento acadêmico e as respectivas implicações pedagógicas. A análise parte do grupo de estudo “Engagement estudantil, calidad de los aprendizajes y abandono en la universidad”, do qual fazem parte
11 grupos de pesquisa, desenvolvidos em Redes de Cooperação em seis países distintos. O vocábulo engagement revela-se portador de uma multiplicidade de significados cuja abrangência e complexidade dificultam as tentativas de estabelecimento de um conceito único capaz de congregar os inúmeros aspectos que o compõem. Identifica-se a existência de diferentes tipos de engagement (pessoal, moral, social, profissional, identitário, acadêmico, relacional) que, por se referirem a diferentes aspectos da vida dos indivíduos, são analisados de maneira isolada pelas diferentes áreas do conhecimento. Reflete-se sobre as instituições de ensino superior, que têm buscado estratégias para favorecer
não apenas o acesso, mas também a permanência dos estudantes nos cursos universitários de maneira a reduzir a apatia estudantil em face do mundo acadêmico e minimizar os altos índices de evasão.


Palavras-chave


Engajamento acadêmico. Educação Superior. Permanência na Educação Superior.

Texto completo:

PDF

Referências


ASTIN, Alexander W. (1999). Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Development, v. 40, n. 5, p. 518-528, set./out. 1999.

BARKLEY, Elizabeth F. Student engagement techniques: a handbook for College Faculty. Jossey-Bass, 2010.

BRAULT-LABBÉ, Anne; DUBÉ, Lise. Mieux comprendre l’engagement psychologique: revue théorique et proposition d’un modèle intégratif. Les Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale, n. 81, p. 115-131, 2009.

CHARLOT, Bernand A escola e o trabalho dos alunos. Anais do XVII Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Eduction (Afirse), secção portuguesa, 2015. Disponível em:

. Acesso em: 15 mar. 2017.

ENGAGE. In: Oxford On-Line Dictionary. Disponível em:

. Acesso em: 14 mar. 2017.

KUH, Georges D.; Hu, S. Learning productivity at research universities. Journal of Higher Education, v. 72, p. 1-28, 2001.

KUH, Georges D. The national survey of student engagement: conceptual and empirical foundations. New Directions for Institutional Research, v. 141, p. 5-20, mar. 2009

MARTINS, Letícia Martins de; RIBEIRO, José Luis Duarte. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 223-247, mar. 2017.

PIROT, Laurence; DE KETELE, Jean-Marie. L’engagement académique de l’étudiant comme facteur de réussite à l’université – étude exploratoire menée dans deux facultés contrastés. Revue des Sciences de l’Éducation, Montréal, v. 26, n. 2, p. 367-394, 2000.

PUCRS., Projeto Pedagógico Institucional da PUCRS, 2007.

TROWLER, Vicki. Student engagement literature review. 2010. Disponível em:

. Acesso em: 20 mar. 2017.

WILLIS, Deborah. Academic involvement at university. Higher Education, Springer Netherlands, v. 25, n. 2, p. 133-150, mar. 1993.

ZEPKE, Nick; LEACH, Linda; BUTLER, Philippa. Noninstitutional influences and student perceptions of success. Studies in Higher Education, v. 36, n. 2, p. 227-242, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27960

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS