Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar

Ana Marta Cardoso, Ângela Balça

Resumo


Neste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.

Palavras-chave


Leitura. Escrita. Educação pré-escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Fernando. Educar para a literacia: para uma visão global e integradora da língua materna. In: AZEVEDO, Fernando (Org.). Língua Materna e Literatura Infantil: Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2006, p. 1-10.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogénese da Língua Escrita. 4. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

MATA, Lurdes. A descoberta da escrita: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.

ROSKOS, Kathleen; CHRISTIE, James; RICHGELS, Donald. The Essentials of Early Literacy Instruction. National Association for the Education of Young Children, 2003. Disponível em: http://journal.naeyc.org/btj/200303/Essentials.pdf Acesso em: 04 out. 2016.

SMITH, Miriam; DICKINSON, David. Early Language and Literacy Classroom Observation (ELLCO): Toolkit. Baltimore: Brookes Publishing, 2001.

TEALE, William; SULZBY, Elisabeth. Emergence Literacy: New perspectives. In: STRICKLAND, Dorothy; MORROW, Lesley (Orgs.). Emerging Literacy: Young children learn to read and write. 7. ed. Newmark, Delaware: International Reading Association, 1995.

WHITEHURST, Grover; LONIGAN, Christopher. Emergent literacy: development from pre-readers to readers. In: NEUMAN, Susan; DICKINSON, David (Orgs.). Handbook of early literacy research. London: Guiford Press, 2003, p. 11-29.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489




Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS