Chega de etnografia! A educação da atenção como propósito da antropologia

Autores

  • Tim Ingold Universidade de Aberdeen

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21690

Palavras-chave:

Correspondência. Educação. Etnografia. Trabalho de campo. Método. Participação observante. Teoria.

Resumo

Na antropologia e em outras disciplinas, “etnografia” tornou-se um termo tão sobreutilizado a ponto de ter perdido boa parte do seu sentido. Argumenta-se que atribuir “etnograficidade” aos encontros com aqueles entre os quais se realiza a pesquisa – e ao trabalho de campo de modo geral – é colocar em risco o compromisso ontológico e o propósito educacional da antropologia enquanto disciplina, bem como da sua principal maneira de trabalhar, a observação participante. Também significa reproduzir uma distinção perniciosa entre aqueles  om os quais se estuda e se aprende dentro e fora da academia, respectivamente. É essa obsessão da antropologia com a etnografia que tem, mais que qualquer outra coisa, solapado a sua voz pública. Para recuperá-la, deve-se reafirmar o seu valor enquanto disciplina orientada para o futuro, dedicada a recompor a ruptura entre imaginação e vida real.

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Biografia do Autor

Tim Ingold, Universidade de Aberdeen

Tim Ingold is currently professor of Social Anthropology at the University of Aberdeen.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Ingold, T. (2016). Chega de etnografia! A educação da atenção como propósito da antropologia. Educação, 39(3), 404–411. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21690

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