A educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.20994

Palavras-chave:

Cultura escolar. Cultura museu. Prática educativa híbrida.

Resumo

Este artigo aborda a relação museu e escola a partir da interação desses dois espaços sociais de vivências educativas. O estudo compreendeu uma análise diacrônica e outra sincrônica das práticas educativas do museu na relação com a escola. Foram analisadas as práticas educativas voltadas para o público escolar desenvolvidas no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). Por meio de uma pesquisa em seus registros documentais que permitiu recuperar a historicidade das praticas educativas. Uma imersão no museu no ano de 2009 permitiu acessar os modos de apropriação do museu pela escola por meio de um estudo etnográfico das ações educativas do museu e foi complementado com entrevistas semi-estruturadas. As análises apontaram a visita escolar ao museu como uma vivência de um entre lugar que institui uma prática educativa híbrida capaz de potencializar e favorecer os processos de aprendizagem da cultura.

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Biografia do Autor

Soraia F. Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Faculdade De Educação da UFMG

Professora de História 

Silvania S. Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Didática das disciplinas e tecnologia pela Universidade de Paris 6 e pós doutora em Educação pela UNICAMP.

Professora titular do DMTE e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMG.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Dutra, S. F., & Nascimento, S. S. (2016). A educação no entre lugar museu e escola: um estudo das visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto. Educação, 39(4), s125-s134. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.20994