Um currículo entre formas e forças
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18443Palavras-chave:
Currículo. Diferença. Formas e forças.Resumo
Este artigo focaliza processos de diferenciação ocorridos nos currículos escolares e cenas de um livro – A contadora de filmes – para mostrar, por um lado, como as formas de um currículo são capazes de produzir rotinas, aprisionar as forças, dividir e desanimar. Por outro lado, este trabalho também pretende mostrar que a diferença, entendida como motor da vida, pode sempre ser reativada, já que na vida é sempre possível um encontro ou uma conexão capaz de reativar forcas. Este artigo defende, então, que em um currículo e na vida é sempre possível movimentos para deformar as formas, reativar as forças, instaurar possibilidades e ativar alegrias.Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. Oeuvres completes. Paris: Gallimard, 1978.
ARTAUD, Antonin. Para terminar con el juicio de dios y otros poemas. Valencia: MCA, 2001.
ARTAUD, Antonin. El teatro y su doble. Barcelona: Edhasa, 2006.
CORAZZA, Sandra. Uma vida de professora. Ijuí: Unijuí, 2005.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. Conversações – 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1998.
DELEUZE, Gilles. El intelectual y la política: sobre Foucault y la prision (Entrevista com Giles Deleuze). Archipiélago, Barcelona, n. 53, p. 68-74, 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995a. v. 1.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995b. v. 2.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e
esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1996. v. 3.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997a. v. 4.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1997b. v. 5.
GAUTHIER, Clermont. Esquizoanálise do currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 143-156, jun./jul.
GIL, José. Ele foi capaz de introduzir no movimento dos conceitos o movimento da vida: Entrevista. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, jun./jul. 2002, p. 205-224.
LETELIER, Hernán Rivera. A contadora de filmes. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
ORLANDI, Luis. (Org.). A diferença. Campinas: Ed. UNICAMP, 2005.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 10, n. 55, p. 53-61, jan./fev. 2004.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, desejo e experiência. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 277-293, maio/ago. 2009.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 587-604, 2010a. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000200014
PARAÍSO, Marlucy Alves. (Org.). Pesquisa sobre currículos e culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: Editora CRV, 2010b.
PARAÍSO, Marlucy Alves. O currículo entre a busca por “bom desempenho” e a garantia das diferenças. In: SANTOS, Lucíola et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010c. p. 132-152.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira (Org.). Lazer em Estudo. Campinas: Papirus, 2010d. p. 27-58.
PARAÍSO, Marlucy Alves. O desempenho como tecnologia de governo de estudantes no currículo. In: PEREIRA, Maria Zuleide Costa; LIMA, Idelsuite de Sousa. (Org.). Currículo e políticas educacionais. Campinas: Alínea, 2012. p. 87-104.
SILVA, Tomaz Tadeu. Manifesto por um pensamento da diferença em educação. In: CORAZZA, Sandra; SILVA, Tomaz Tadeu. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 9-17.
SPINOZA, Benedictus. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TORRAS, Meri. Hábeas corpus. Cinco aperturas políticas del cuerpo. In: SCARANI, Stefano; CHINER Julia (Org.). Obertures del cós. Valencia: Universitat de Valencia, 2007. p. 69-72.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.