Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18151Palavras-chave:
Cultura visual. Pesquisa em educação. Virada pictórica.Resumo
As sociedades contemporâneas demandam a capacidade de compreender e seguir regras implícitas da cultura visual, as quais são desenvolvidas por meio de múltiplas, heterogêneas e, frequentemente, efêmeras imagens. Este fenômeno tem sido denominado “virada pictórica”. Este artigo aponta a discutir que: os efeitos da virada pictórica parecem ser mais limitados no campo da pesquisa em Educação; a ausência substancial dos fenômenos da cultura visual na pesquisa pedagógica, bem como a subutilização das ferramentas das metodologias da pesquisa visual, não se sustentam em barreiras epistemológicas. Propõe-se a pesquisar os fenômenos educativos a partir da perspectiva do iconoclash, analisando imagens sobre Ação Afirmativa publicadas na revista Veja durante o período 1995-2010. A investigação reconhece a constante presença da tensão no par imagem/significado.Downloads
Referências
ALLAN, Stuart. News culture. Buckingham, UK: Open University Press, 1999.
BARONE, Tom E.; EISNER, Eliot. Arts-based educational research. In: GREEN, J. L.; CAMILLI, G.; ELMORE, P. B. (Ed.). Handbook of complementary methods in education research. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2006. p. 95-109.
BERGER, John. Ways of seeing. New York; London: Penguin, 1972.
BERGER, John. About looking. New York: Vintage Books, 1980.
BUCK-MORSS, Susan. The dialectics of seeing: Walter Benjamin and the Arcades Project. Cambridge, Mass: MIT Press, 1989.
BUCK-MORSS, Susan. Visual studies and global imagination. Papers of Surrealism, v. 2, 2004. Disponível em: http://www.surrealismcentre.ac.uk/papersofsurrealism/journal2/ - Acesso em: 19 maio 2013.
CHAPLIN, Elizabeth. Sociology and visual representation. London: Routledge, 1994.
COLES, R.; NIXON, N. School. Toronto: Little, Brown and Company, 1998.
COTTER, C. Discourse and media. In: SCHRIFFRIN, D.; TANNEN, D.; HAMILTON, H. E. (Ed.). The handbook of discourse analysis. Oxford,
England: Blackwell, 2000. p. 416-436.
CURTIS, Neal. The pictorial turn. London: Routledge, 2010.
CRUDER, Gabriela. La educación de la mirada: sobre los sentidos de la imagen em los libros de texto. Buenos Aires: Stella – La Crujía, 2008.
CRUDER, Gabriela. Fotografía de un secreto. Question, v. 1, n. 25, 2010. Disponível em: http://www.perio.unlp.edu.ar/sistemas/ojs/index.php/question/article/view/894/795 - Acesso em: 18 out. 2011.
DALTON, Mary. Hollywood curriculum: teachers and teaching in the movies. New York: Peter Lang, 1999.
DIAMOND, C. T. P.; MULLEN, C A. (Ed.). The postmodern educator: arts-based inquiries and teacher development. New York: Peter Lang, 1999.
DUSSEL, Inés. Education and the production of global imaginaries: a reflection on teachers’ visual culture. In: POPKEWITZ, T.; RIZVI, F. (Ed.). Globalization and the study of education. Chicago: NationalSociety for the Study of Education, 2010. p. 89-110 (108 Yearbook, v. 2).
DUSSEL, Inés; GUTIERREZ, Daniela. Educar la mirada: políticas y pedagogías de la imagen. Buenos Aires: Manantial-FLACSO-OSDE, 2006.
ELLSWORTH, Elizabeth. Teaching positions: difference, pedagogy and the power of address. New York; London: Teachers College Press, 1997.
FAIRCLOUGH, Norman. Media discourse. London: Arnold, 1995a.
FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis: the critical study of language. Harlow, UK: Longman, 1995b.
FISCHER, Rosa Maria B. Televisão & educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FISCHER, Rosa Maria B. Mídia, juventude e educação: modos de construir o “outro” na cultura. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 16, n. 1), 2008. Disponível em: http://epaa.asu.edu/epaa/v16n1 - Acesso em: 18 out. 2011.
FISCHMAN, Gustavo E. Imagining teachers: rethinking gender dynamics in teacher education. Landham, MD: Rowman and Littlefield, 2000.
FISCHMAN, Gustavo E. Reflections about images, visual culture and educational research, Educational Researcher, v. 30, p. 28-33, 2001.
FISCHMAN, Gustavo E.; HAAS, Eric. Nostalgia, emprendedorismo y redención: modelos discursivos sobre la universidad. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 2, n. 3. 2011. Disponível em: http://ries.universia.net/index.php/ries/article/view/86 - 2011. Acesso em: 20 out. 2012.
FISCHMAN, Gustavo E.; SALES, Sandra Regina. É possível ir além da disputa acesso-qualidade? O discurso sobre a universidade na Veja e na Isto É (1995-2010). Leitura: Teoria &Prática, suplemento 58, jun. 2012, p. 1072-1082.
FOUCAULT, Michel. Of other spaces. Diacritics, v. 16, p. 22-27, 1986.
FOUCAULT, Michel. Space, Power and knowledge. In: DURING, S. (Ed.). The Cultural studies reader. London: Routledge. 1993. p. 134-141.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1996.
GROSVENOR, Ian; LAWN, Martin; ROUSMANIERE, Kate. (Ed.). Silences and images: the social history of the classroom. New York: Peter Lang, 1999.
GROSVENOR, Ian; LAWN, Martin; ROUSMANIERE, Kate. Imaging past schooling: the necessity for montage. The Review of Education/Pedagogy/Cultural Studies, v. 22, n. 1, p. 71-85, 2000.
HARAWAY, Donna. J. Primate visions: gender, race, and nature in the world of modern science. New York: Routledge, 1989.
HERMAN, Edward; CHOMSKY, Noam. Manufacturing consent: the political economy of the mass media. New York: Pantheon Books, 1988.
JAY, Martin. Downcast eyes: the denigration of vision in twentieth-century French thought. Berkeley: University of California Press, 1993.
JENKS, Chris (Ed.). Visual culture. New York; London: Routledge, 1995.
KELLNER, Douglas. Media culture. London: Routledge, 1994.
KING, Barry. Being virtual: modularity as a cultural condition. Afterimage, v. 28, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.thefreelibrary.com/beingvirtual: modularity as a cultural condition.-a066241193 - Acesso em: 24 out. 2011.
LAKOFF, George. The political mind: why you can’t understand 21st-century American politics with an 18th-century brain. New York: Viking, 2008.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003.
LATOUR, Bruno; WEIBEL, Peter (Ed.). Iconoclash: beyond the Image. Wars in science, religion, and art. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2002.
MAEROFF, Gene (Ed.). Imaging education: the media and schools in America. New York: Teachers College Press, 1998. p. 26-45.
MARGOLIS, Eric. Class pictures: representations of race, gender and ability in a century of school photography, Visual Sociology, v. 14, p. 7-38, 1999.
MARGOLIS, Eric. Looking at discipline, looking at labor: photographic representations of Indian boarding schools. Visual Studies, v. 19, n. 1, p. 72-96, 2004.
MARGOLIS, Eric. Liberal documentary goes to school: farm security administration photographs of students, teachers and schools. In:
HOLLOWAY, D.; BECK, John. American visual cultures. London; New York: Continuum, 2005.
MCCHESNEY, Robert. Rich media, poor democracy: communication politics in dubious times. New York: The New Press, 1999.
MCLUHAN, Marshall. Understanding media: the extensions of man. Cambridge: MIT Press, 1964.
MIRZOEFF, Nicholas (Ed.). The visual culture reader: studying visual culture. New York: Routledge, 1998.
MIRZOEFF, Nicholas. Watching Babylon: the war in Irak and global visual culture. New York: Routledge, 2005.
MITCHELL, Claudia. Doing visual research. Thousand Oaks: CA, Sage, 2011.
MITCHELL, William John Thomas. Iconology. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
MITCHELL, William John Thomas. Picture theory. Chicago: University of Chicago Press, 1994.
MITCHELL, William John Thomas. Showing seeing. Journal of Visual Culture, v. 1, n. 2, p. 165-181, 2002.
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25,
n. 88, out. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006&lng=pt&nrm=iso - Acesso em: 19 maio 2013.
PROSSER, Jon (Ed.). Image-based research. London: Falmer Press, 1998.
PROSSER, Jon. Visual methods and the visual culture of schools. Visual Studies, v. 22, n. 1, p. 13-30, Apr. 2007.
ROSE, Nikolas. Governing the soul: the shaping of the private self. London: Routledge, 1990.
RUBY, Jay. The last 20 years of visual anthropology: a critical review. Visual Studies, v. 20, n. 2, p. 159-170, 2005.
SALES, Sandra R. Justificativas, acordos e tensões: políticas de ação afirmativa na universidade brasileira. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
SCHWERTNER, Suzana F. Laços de amizade: modos de rela-
cionamento jovem em tempos de conectividade digital. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SONTAG, Susan. On photography. New York: Farrar-Strauss-Giroux, 1977.
SENIOR, Kim. Incorrigible and undisciplined lines in visual social research: ways of ‘writing’ and ‘drawing’ at the interstices. Access: Critical Perspectives on Communication, Cultural &Policy Studies, v. 30, n 1, p. 57-70, 2011.
TAGG, John. The burden of representation: essays on photographies and histories. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993.
TELLES, Edward. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Fundação Ford, 2003.
TOBIN, Joseph; WU, David; DAVIDSON, Dana. Preschool in three cultures: Japan, China &the United States. New Haven, CT: Yale University Press, 1991.
TOBIN, Joseph; HSUEH, Yeh; KARASAWA, Mayumi. Preschool in three cultures revisited. Chicago: University of Chicago Press, 2009.
VAN DIJK, Teun. News as discourse. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1988a.
VAN DIJK, Teun. News analysis: case studies of international and national news in the press. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1988b.
VATTIMO, Gianni. Beyond interpretation: the meaning of hermeneutics in philosophy. Stanford: Stanford University Press,
VIRILIO, Paul. The vision machine. Bloomington, Indiana: University of Indiana Press, 1994.
WEBER, Silke. Avaliação e regulação da educação superior: conquistas e impasses. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400011&lng=pt&nrm=iso - Acesso em: 19 maio 2013.
WELCH, Anthony. The triumph of technocracy or the collapse of certainty? Modernity, postmodernity, and postcolonialism in comparative education. In: ARNOVE, Robert; TORRES, Carlos A. (Ed.). Comparative education: the dialectic of the global and the local. Lanham, Ma: Rowman and Littlefield, 1999. p. 25-50.
ZIZEK, Slavoj. Looking awry: an introduction to Jacques Lacan through popular culture. London: Routledge, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.