Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação

Autores

  • Gustavo E. Fischman Arizona State University, Tucson, Arizona
  • Sandra R. Sales Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18151

Palavras-chave:

Cultura visual. Pesquisa em educação. Virada pictórica.

Resumo

As sociedades contemporâneas demandam a capacidade de compreender e seguir regras implícitas da cultura visual, as quais são desenvolvidas por meio de múltiplas, heterogêneas e, frequentemente, efêmeras imagens. Este fenômeno tem sido denominado “virada pictórica”. Este artigo aponta a discutir que: os efeitos da virada pictórica parecem ser mais limitados no campo da pesquisa em Educação; a ausência substancial dos fenômenos da cultura visual na pesquisa pedagógica, bem como a subutilização das ferramentas das metodologias da pesquisa visual, não se sustentam em barreiras epistemológicas. Propõe-se a pesquisar os fenômenos educativos a partir da perspectiva do iconoclash, analisando imagens sobre Ação Afirmativa publicadas na revista Veja durante o período 1995-2010. A investigação reconhece a constante presença da tensão no par imagem/significado.

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

Fischman, G. E., & R. Sales, S. (2014). Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação. Educação, 37(3), 423–432. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18151

Edição

Seção

Dossiê - Educação, pesquisa e linguagem: encontros e atravessamentos