Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Formação de professores, Tecnologias de informação e comunicação, Lazer e entretenimento.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar a aprendizagem dos jovens na sociedade do entretenimento, bem como analisar os possíveis desafios para a formação docente em uma sociedade mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). A centralidade do lazer e do entretenimento na vida contemporânea reconfigura as estratégias de ensino e aprendizagem escolares. Entretanto, a escola, por ser lugar de tradição e de aprendizagem sistematizada, encontra dificuldades para enfrentar este problema, já que existem obstáculos para a formação superior inicial de professores, em uma perspectiva de incorporação de diferentes linguagens midiáticas neste processo. Por fim, o texto procura explorar caminhos possíveis para estas práticas formativas, sob o risco de sua ausência aumentar a fragilidade da escola frente às transformações oriundas das TDIC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.