A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores

Autores

  • Joaquim António de Sousa Pintassilgo
  • Maria João Mogarro

Palavras-chave:

historiografia da educação, formação de professores, profissão docente

Resumo

O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à qual procurámos traçar o “estado da arte” (abordagens, temáticas, fontes, etc.). A História da Formação de Professores, em articulação com a História da Profissão Docente, tem sido uma das áreas a manifestar algum dinamismo na investigação portuguesa recente. Esse facto decorre tanto do reconhecimento do papel desempenhado historicamente pela formação de professores e pelas suas instituições, no âmbito do processo de profissionalização da actividade docente, como da consciência da importância de uma memória histórica na construção da identidade profissional.

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Biografia do Autor

Joaquim António de Sousa Pintassilgo

Doutor em Geografia e História da Educação pela Universidad de Salamanca, (Espanha) e Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, (Portugal).

Maria João Mogarro

Doutora em Formação de Professores pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

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Publicado

2011-12-19

Como Citar

Pintassilgo, J. A. de S., & Mogarro, M. J. (2011). A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores. Educação, 35(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/10348

Edição

Seção

Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação