Uma estética da palavra filosófica: o filosofar enquanto transformação em Jean-François Lyotard
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2020.2.37830Palavras-chave:
Lyotard. Palavra. Filosofia. Transformação. Estética.Resumo
O objetivo deste texto é analisar os argumentos de Jean-François Lyotard a respeito do filosofar enquanto transformação na obra intitulada Por que filosofar? Lyotard publicou esse livro em 1989, constituído por quatro conferências proferidas em 1964 intituladas i. Por que desejar?, ii. Filosofia e Origem; iii. Sobre a palavra filosófica e iv. Sobre filosofia e ação, durante a fase em que foi marxista crítico nos anos 60 e 70. Em 1986 Lyotard afirma que foi atacado injustamente por ter mudado sua posição política a partir da publicação de 1971, a qual marca a ruptura em sua obra, intitulada Discurso, Figura, onde analisa o que é a figura e o que é o figural/figurativo.
Downloads
Referências
LYOTARD, Jean-François. Por que filosofar ? Cuatro conferencias. Barcelone: Paidos, 1964.
LYOTARD, Jean-François. Discours, figure. Paris: Klincksieck, 1971.
LYOTARD, Jean-François. Le Différend. Paris: Minuit, 1983.
LYOTARD, Jean-François. La Condition postmoderne. Paris: Minuit, 1979.
LYOTARD, Jean-François. Le Postmoderne expliqué aux enfants. Paris: Galilée, 1986.
LYOTARD, Jean-François. Por qué filosofar?: cuatro conferencias. Trad. Godofredo González. Barcelona: Paidós Ibérica, 1989.
LYOTARD, Jean-François. Moralités postmodernes. Paris: Galilée, 1993.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. O método desviante. In: Revista Trópico, dezembro, 2006.
OÑATE, Teresa. Entrevista com Jean-François Lyotard (Paris, 13/12/1986). In: A Parte Rei – Revista de Filosofia, n. 49, España, Enero de 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Veritas (Porto Alegre)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS