UMA NOVA FORMA DE GERENCIAMENTO: a avaliação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35675Resumo
A partir de entrevistas realizadas numa empresa de informática em momentos diferentes, dos anos oitenta aos anos noventa, junto a vários agentes que trabalhavam nesse local, este artigo expõe como, atrás das relações de trabalho aparentemente descontraídas, a busca pela "transparência" obriga cada um dos assalariados a trabalhar sob o olhar dos outros, e as avaliações constantes dos desempenhos são indicadores de tensões que suscita a intensificação da concorrência. Também é exigido do pessoal subalterno uma parte cada vez maior de atividade e de "comunicação". Enfim, verifica-se que as relações de trabalho são inseparavelmente relações de dominação, onde cada posto, ao mesmo tempo que implica o domínio de uma competência técnica especifica, demanda as qualidades ordinariamente exigidas do pessoal de serviço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS