CRÍTICA DE LEVINAS À ESTRUTURA DA SUBJETIVIDADE KANTIANA
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1999.2.35194Palavras-chave:
Transcendental. Subjetividade. Lévinas. Kant. Alteridade. Ética.Resumo
Conforme Lévinas, a filosofia crítica
kantiana ainda é insuficiente para estabelecer
uma autêntica relação com outrem, à altura do
humano. Isso ocorre apesar de Kant determinar
os limites, o alcance e o valor da razão, concluindo
pela redução do campo do conhecimento racional
aos objetos de experiência possível, o que significou
a negação da possibilidade de cognoscibilidade
dos objetos da metafisica e da religião. Tal insuficiência
consiste essencialmente na concepção da
subjetividade como atividade espontànea. Nesse
sentido, Lévinas propõe uma destituição do eu
autônomo do seu poder de legislar os princípios
que regem a lei moral. Ele substitui o principio da
autonomia pelo princípio da heteronomia, propondo
que a heteronomia é a condição de possibilidade
para chegar à autonomia.
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