ACERCA DO (DES)ENCONTRO: HUSSERL, HEIDEGGER E LEVINAS
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2001.2.35007Palavras-chave:
Fenomenologia. Ontologia fundamenta, Érica. Alteridade. SubjetividadeResumo
Este trabalho retoma as conclusões de minha tese acerca do sentido da subjetividade & da alteridade em Husserl, Heidegger é Levinas, Trata-se de uma síntese de cunho afirmativo, relativa ao confronto frutífero na linha que vai de Husserl passando por Heidegger em direção ao pensamento de Levinas, onde obras mestras estão como pano de fundo (Meditações cartesianas, Ser e tempo, Totalidade e infinito e Autrement quête...)
Downloads
Referências
PELIZZOLI. Marcelo L. A relação ao outro em Husserl e Levinas. Porto Alegre: Edipucrs, 1994.
________. A emergência do paradigma ecológico. Petrópolis: Vozes, 1999.
________. Entre o mesmo e outro. A reconstrução da subjetividade desde o sentido ético da alteridade. Husserl, Heidegger e Levinas. Tese de Doutorado. PUCRS, 2000 (no prelo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS