DA FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA À HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2002.1.34849Palavras-chave:
Gadamer. Heidegger. Hermenêutica. Fenomenologia.Resumo
Gadamer, ao utilizar elementos do Heidegger I, sobretudo o conceito de faticidade, mas se basear extensamente no Heidegger II. recorrendo a vários conceitos ligados ao acontecer da história do ser, constitui a sua hermenêutica filosófica. A decisão de combinar elementos ainda transcendentais com outros da viravolta está na base de um projeto novo que abandona os objetivos da fenomenologia de encontrar um âmbito onde se possa fundar a pretensão de validade do conhecimento.
Downloads
Referências
FLACH, M. (1994). Erkenntniskritik, Logik, Methocologie - Grundziige der Erkenntnislehre. Wiúrzburg: Kônigshausen & Neumann.
GADAMER, H.-G. (1972). Wahrheit und Methode - Grundziige einer philosophischen Hermeneutik. Tiúbingen: L.C.B. (Paul Siebeck).
—— . (1995). Hermeneutik im Rúckblick. G.W., Bd. 10, Túbingen: J.C.B. Mohr (Paul Siebeck).
HEIDEGGER, M. (1962). Unterwegs zur Sprache. Pfullingen: Giinther Neske.
———— . (1975). Grundprobleme der Phânomenciogie. GA, v. 24, Prankturt a. M: Vittorio Klostermann.
-———— . (1988). Ontologis (Hermeneutik der Faktizitát). GA, Band 63. Frankfurt a. M: Vittorio Klostermann.
——— . (1977). Sein und Zeit. Tubingen: Max Niemeyer Verlag.
HUSSERL, E. (1968) Logische Untersuchungen. Zweiter Band, Untersuchungen zur Phânomenologie und Theorie der Erkenntnis, 1. Teil, Túbingen: Max Niemeyer Verlag / finfte Auflage.
——— . (1976) Ideen zu einer reinen Phânomenolgie und phãnomenologischen Philosophie. 1.
Halbband. Den Haag: Martinus Nijhoff.
VOLPI, F. (1994). La existencia como praxis. Las raices aristotélicas de la terminologia de Ser e tiempo. In: Hermeneutica y racionalidad, Ed. Gianni Vattimo, Barcelona: Grupo Editorial Norma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS