A METÁFORA DO OLHAR EM NICOLAU DE CUSA
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2003.3.34813Palavras-chave:
O De visione Dei de Nicolau de Cusa. A metáfora da visão. A relação de Deus com o ser humano. Visão como uma sensação especial na filosofia grega e medieval.Resumo
A autora oferece as linhas gerais da obra De vistone de Nicolau de Cusa, expondo a sua metáfora da visão. Nesta metáfora, é possivel ver um tema importante do pensamento de Nicolau de Cusa, a saber, o modo como Deus se
relaciona para com as suas criaturas e o modo como as suas criaturas se relacionam com ele, em diferentes modos de ver. A metáfora da visão toca também a natureza dos seres humanos, destinado a uma sensação privilegiada, a visão de Deus.
Downloads
Referências
AGOSTINHO. Confissões. Trad. Maria Luiza J. Amarante. 5. ed. São Paulo: Paulinas, 1984.
ANDRÉ, João Maria. Sentido, simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa. Braga: Calouste Gulbenkian, 1997.
ARISTOTE. Métaphysigque tome 1-2. Traductions et notes par J. Tricot. Paris: J. Vrin, 1991.
BEIERWALTES, Werner. /dentitát und Differenz: Zum Prinzip cusanischen Denkens. 1. Aufl. Opladen: Westdeutscher Verlag, 1977. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-322-90048-7
CUSA, Nicolau de. 4 visão de Deus. Trad. João Maria André. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1988.
. Apologia de la docta ignorancia. Trad. Santiago Sanz. Pamplona: Universidad de Navarra, 1995. (Cuadernos de Anuario Filosófico, 24).
. Compêndio. Trad. Luis Alberto de Boni. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. (Coleção Filosofia, 110).
. La recerca de Déu 1 altres escrits. Trad. Josep Manuel Udina. Barcelona: Fundació Enciclopédia Catalana, 2000. (Clássics del Cristianisme, 82).
OLANO, Ignacio Zumeta. Za metafísica de Nicolás de Cusa (La idea del infinito). Tesis (Doctoral) - Facultad de Filosofia y Letras, Universidad Complutense, Madrid, 1973.
PLATÃO. República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 8. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996.
. Sofista, político, apócrifos ou duvidosos. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 1980. v. 10. (Coleção Amazônica/Série Farias Brito).
PLATON. Sophiste, politique, philebe, timés, critias. Trad. et notes par E. Chambry. Paris: Garnier Fréres, 1969. (Garnier-Flammarion).
PLOTIN. Ennéades. Texte établi et traduit par Emile Bréhier. Paris: Les Belles Lettres, 1924-1938. (Des Universités de France).
VANSTEENZERGHE, Edmond. Ze cardinal Nicolas de Cues: Vaction - la pensée. Frankfurt: Minerva GMBH, 1963.
WENCK, Juan. Za ignorada sabiduria. Trad. Santiago Sanz. Pamplona: Universidad de Navarra, 1995. (Cuadernos de Anuario Filosófico, 24).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS