Sobre a apresentação lírica da história: Hegel e o poema moderno
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2015.1.12655Palavras-chave:
Celan. Hegel. História. Poesia lírica. Modernidade.Resumo
O artigo reformula a pré-história da filosofia como é entendida por G. W. F. Hegel, a fim de examinar o que uma “Apresentação Lírica da História” poderia ter sido. O Autor argumenta que o tratamento da história por Hegel no final de suas palestras sobre estética sofre de uma falta de atenção ao conteúdo filosófico específico da poesia lírica moderna, que pode ser localizada em sua afirmação de que a poesia lírica está principalmente preocupada com o sujeito. Em contraste, o Autor argumenta que o relato de Hegel deveria tê-lo levado a considerar que a poesia lírica está principalmente preocupada com mundos alienados subjetivos, que ele chama de “contramundos.” O ensaio termina com uma breve análise de três poemas de Paul Celan para mostrar como essa mudança no sentido da poesia lírica teria levado Hegel a dar maior peso à poesia lírica em sua teoria da história.
Downloads
Referências
ADORNO, T. Prisms. Trans. Sheirry Weber Nicholsen and Samuel Weber. Cambridge: MIT Press, 1983.
ARISTOTLE. Poetics.
CELAN, P. Gesammelte Werke. Frankfurt: Suhrkamp, 1983.
DERRIDA, J. Cinders. Trans. Ned Lukacher. Lincoln: University of Nebraska Press, 1991.
DERRIDA, J. “Poetics and the Politics of Witnessing”. In: Sovereignties in Question: The Poetics of Paul Celan. Trans. Thomas Duitot. New York: Fordham University Press, 2005.
ELDRIDGE, R. “Hegel as a Modern Philosopher of Art”. In: Proceedings of the European Society of Aesthetics, vol 2. 2010. p. 113-124.
HEGEL, G. W. F. Aesthetics: Lectures on Fine Art (two volumes). Trans. T. M. Knox. Oxford: Oxford University Press, 1975. DOI: https://doi.org/10.1093/actrade/9780198244998.book.1
HEGEL, G. W. Fi. Phenomenology of Spirit. Trans. A. V. Miller. Oxford: Oxford University Press, 1977.
LACOUE-LABARTHE, P.; NANCY, J.-L. L’ absolu littéraire: théorie de la littérature du romantisme allemand. Paris: Seuil, 1978. PLATO. Republic.
TSAKARIDOU, C. A. “Art’s Self-Disclosure: Hegelian Insights into Cinematic and Modernist Space”. In: Evental Aesthetics, 2, 1 (2013), p. 44-72.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS