A RUA: um lugar de formação

Autores/as

  • Dionizia Portella Ghiggi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35660

Resumen

Um número significativo de crianças e adolescentes vive hoje nas ruas das cidades. Para esses sujeitos, as instâncias primordiais de formação como a família e a escola, foram substituídos por outras que se situam no âmbito da rua. Demonstrar como ocorre essa formação a partir do referencial foucaultiano constitui-se no principal propósito deste texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática Histórica. 7. ed. rev. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.

DAMATTA, Roberto. A casa & a rua - espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S. A, 1991.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Cláudia Sant' Anna Martins. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos. Trabalho: a escola do trabalhador? Tese de Doutorado, defendida em 1993, junto ao PPSEd I UFRGS.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. de Luis Felipe Baeta Neves. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

---. El sujeto y el poder. Revista Mexicana de Sociologia, México n. 3, ano L.p. 2-20, 3/88.

---. História da sexualidade I -A vontade de saber. 11. ed. Trad. de Maria T. da C. Alburqueque e J. A G. Alburqueque.Rio de Janeiro: Graal, 1993 a.

---. Microfísica do poder. 11. ed. Org. e Trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Grau, 1993 b.

FRAGO, Antonio Viftao. Dei espacio escolar y la escuela como lugar: propuestas y cuestiones. In: Rev. De História de la Educación. Salamanca: Ed. Universadade Salamanca, nº 12-13, 1993 - 94.

MACHADO, Roberto. Ciência e saber - a trajetória da arqueologia de Foucault. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1981.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.) et. ai. Pesquisa Social - teoria método e criatividade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. ·

SUDBRACK, Maria Fátima Oliver. A trajetória da criança marginalizada rumo à delinqüência. Porto Alegre, 1982 (Dissertação de Mestrado).

Publicado

1997-12-31

Cómo citar

Ghiggi, D. P. (1997). A RUA: um lugar de formação. Veritas (Porto Alegre), 42(2), 223–234. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35660