O CONTRIBUTO DAS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS PARA A EDUCAÇÃO TRADICIONAL DA MULHER EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.5.35588Palabras clave:
Congregações religiosas, educação tradicional, mulherResumen
O fator religioso foi uma componente fundamental da educação tradicional. Nas sociedades tradicionais, a mulher assumiu a delicada função de preservar as memórias e as práticas tradicionais de educação das gerações jovens. Assim, a vigilância do comportamento religioso da mulher foi muito rigorosa. As congregações religiosas, designadamente a Congregação das Ursulinas, assumiram a partir do Concilio de Trento a principal função de ensinar e educar as mulheres. Com efeito, quando se instalaram em Portugal no século XVIII, as Ursulinas tinham já uma longa experiência noutros países europeus. Esta Congregação foi criada em França, no contexto histórico da Reforma Católica. A sua principal estratégia para educar e converter as populações ao Cristianismo foi ensinar as mulheres a ler e escrever. A alfabetização feminina foi uma via para combater a Reforma Protestante e para consolidar um texto religioso no interior da sociedade, uma vez que as mulheres eram o suporte principal da tradição oral religiosa. A Congregação das Ursulinas desenvolveu um importante método para ensinar as mulheres a ler e escrever. Na sua Constituição, a alfabetização e as demais dimensões educacionais eram fundamentais. Este texto é um contributo para a história da educação tradicional das mulheres em Portugal, através do estudo da ação das Ursulinas.
Descargas
Citas
ADÃO, Áurea. Estado absoluto e ensino das Primeiras Letras: as Escolas Régias (1772-1794). Lisboa: Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 1995. v. 1 e 2.
ADB (Arquivo Distrital de Braga). Regulamento para as Religiosa Ursulinas. (Fundo MonásticoConventual, Pasta U-16, Doc.3. Manuscrito).
ARAÚJO, Helena. "Precocidade e 'retórica' na construção da escola de massas em Portugal". Educação, Sociedade & Culturas, n. 5, p. 161-174, 1996.
BOIRAUD, Henri. La condition féminine et la scolarisation des filies en France au XIXême siécle de Guizot a Jules Ferry. Caen: Université de Caen, 1978.
FERNANDES, Rogério. Os caminhos do ABC. Sociedade portuguesa e ensino de Primeiras Letras do Pombalismo a 1820. Porto: Porto Editora, 1994.
MAGALHÃES, Justino. Ler e escrever no mundo rural do antigo regime. Um contributo para a história da alfabetização e da escolarização em Portugal. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação, 1994.
---. "Um contributo para a história do processo de escolarização da sociedade portuguesa na transição do antigo regime". Educação, Sociedade & Culturas, n. 5, p. 7-34, 1996.
- --. "A instabilidade da política educacional em Portugal no século XIX. O Caso da Póvoa de Lanhoso". In: História da coragem feita com o coração. Actas do Congresso "Maria da fonte – 150 Anos" 18461 1996. Póvoa de Lanhoso: Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, 1996. p. 91-95.
---. "Origens e formação cultural dos Beneditinos do Brasil no período colonial". Revista Portuguesa de Educação, v. 9, n. 1, p. 107 118, 1996.
NÓVOA, António. Le temps des professeurs - analyse socio-historique sur la profession enseignant au
Portugal (XVIII• - XX" siécles). Lisboa: INIC, 1987. v. 1 e 2.
SHORTER, Edward. A formação da família moderna. Lisboa: Terramar, 1995.
SONNET, Martine. L'éducation des filies au temps des lumiéres. Paris: Les Éditions du CERF, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS