METAPSICOLOGIA DO PERDÃO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.1.35394Resumen
SÍNTESE - O autor serve-se de dois textos de Sófocles, Édipo-Tirano e Édipo em Colono, e de dois textos de Freud, O chiste e sua relação com o inconsciente (1905c) e O humor (1927d). Extrai dos textos de Sófocles uma prefiguração da noção de autoperdão e, dos textos de Freud, elementos de uma metapsicologia do autoperdão. O texto freudiano de 1927 aprofunda e amplia a concepção de sobreeu. Assim, é mais que uma instância de aparelho anímico cruel, severa, tirana, intolerante e inclemente. Eu e sobreeu podem associar-se segundo o modelo da identificação paterno-filial e, desta aliança, surgir o humor, como uma construção auxiliar (Hilfskonstruktion) para levar a existência sem maiores temores para o eu. Segundo o modelo deste pacto, o autoperdão, relação intrapsíquica, é condição necessária para uma relação interpessoal perdoante. Sem aquela, essa é vazia. Não é perdoando ao outro que se é perdoado, é perdoando- se que se pode até perdoar o outro. Assim sendo, a culpa, mal menor que a mortificação narcisista, mantém a inflamação do eu que, para se manter na posição de poder e de causador do "mal" no mundo, inflige-se autocastigos e reparações infindáveis e impossíveis. Diferentemente, com o autoperdão o eu associado ao sobreeu mantém a dívida de gratidão, não aceita o esquecimento e recusa a denegação.
Descargas
Citas
BORGES, J. L. Fragmentos de um evangelho apócrifo. In: Elogio da sombra (poemas), Perfis (um ensaio autobiográfico). 4. ed. Porto Alegre: Globo, s.d. p. 51 (n. 8).
FREUD, S. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1992. v. 8 e 21. DOI: https://doi.org/10.2307/29740465
SÓFOCLES, Tragédias do ciclo tebano. Versão do grego, prólogo e notas por Dias Palmeira. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1957.
SOPHOCLE. Tome II: Ajax, Oedipe Roi, Électre. Texte établi par Alphonse Dain et traduit par Paul Mazon. Paris: Belles Lettres, 1989.
---. Tome ill: Philotêcte, Oedipe à Colone. Texte établi par Alphonse Dain et traduit par Paul Mazon. Paris: Belles Lettres, 1974. SOFOCLE. 11 mito di Édipo, Edipo Re, Edipo a Colono, Antigane. Traduzione e note di Domenico Ricci. Milano: Biblioteca Universale Rizzoli, 1951.
SOPHOCLES. The plays of Sophocles. Translated into English Prose by Edward. P. Coleridge. Great books ofthe westem world. London: Encyclopaedia Britannica, 23rd Print, 1980.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS