PHÉNOMÉNOLOGIE DE L'EXPÉRIENCE SONORE

Autores/as

  • Pierre Kerszberg Université de Toulouse

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2000.1.35048

Palabras clave:

Atenção. Consciência. Fenomenologia da música. Sentimento.

Resumen

De acordo com a constatação de
Nietzche, segundo a qual o destino da filosofia
está ligado ao da música, devemos nos perguntar
o que a fenomenologia traz para a compreensão
do fenômeno sonoro. Trata-se de
desenvolver a fenomenologia da consciência
íntima do tempo, levando-se em conta a riqueza
do material musical. Este material se organiza
em torno de noções, aparentemente independentes
umas das outras, mas de fato essencialmente
ligadas, de ritmo e de surpresa. O
conceito central que emerge desta pesquisa
não é mais o de sentimento (ainda presente em
Nietzsche, por intermédio de Schopenhauer),
mas de atenção. Husserl limitava este conceito
ao domínio da modificação imaginadora da
experiência vivida.

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Publicado

2000-12-31

Cómo citar

Kerszberg, P. (2000). PHÉNOMÉNOLOGIE DE L’EXPÉRIENCE SONORE. Veritas (Porto Alegre), 45(1), 103–116. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2000.1.35048