Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2006.4.34446Resumen
Este número da Revista Vertias apresenta textos de destacados estudiosos da Filosofia, tanto do Brasil como do exterior, que abordam temas que vão da filosofia teórica à filosofia prática.
Entre as questões de filosofia prática, destaca-se, nos últimos anos, o estudo do reconhecimento: o livro de Axel Honneth, Kampf um Anerkennung, traduzido ao português como Luta pelo reconhecimento (Editora 34), tornou-se uma referência muito importante sobre esse assunto nas últimas décadas. No entanto, essa problemática já recebera muito antes um tratamento todo especial na Filosofia do Idealismo Alemão, sobretudo em Hegel, como evidencia Agemir Bavaresco e Sérgio B. Christino. É clássica, no entanto tocante a isso, a dialética do reconhecimento apresentada por Hegel na luta do senhor e do escravo, na Fenomenologia do espírito. Mas não apenas Hegel, também Fichte dedica-se ao estudo do reconhecimento, abordando, nos seus estudos sobre a intersubjetividade nas relações humanas.
Esperamos que o presente número da Veritas lance luz no debate sobre essa e outras tantas questões, igualmente relevantes, que são discutidas aqui.
Descargas
Citas
---
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS