A comunicação humana a partir de Vilém Flusser: uma leitura do fenômeno comunicacional na pós-história
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.32132Palabras clave:
comunicação humana, armazenamento, processamento, transmissão.Resumen
No começo dos anos de 1990, a informática já era uma realidade nos países desenvolvidos, tema que provocou muito interesse na nova geração de designers, intelectuais e artistas, entusiasmados com os avanços das novas tecnologias. É essencialmente nesse cenário que Flusser foi reconhecido como um teórico inovador das novas mídias. O objetivo do trabalho é discutir a comunicação humana no pensamento de Vilém Flusser, sobretudo a do período maduro das suas convicções teóricas, a partir das conferências de Bochum, onde se debateu a problemática da comunicação humana e do livro Comunicologia publicado primeiramente na Alemanha. O ser humano parece ser o único fenômeno capaz de produzir informações deliberadamente, capaz de transmitir e guardar informações, não apenas as herdadas, mas também as adquiridas. Por conseguinte, a fundamentação dos argumentos será dividida em três tópicos: o armazenamento das informações adquiridas, o processamento e a transmissão das informações.Descargas
Citas
BAITELLO JUNIOR, Norval. A serpente, a maçã e o holograma: esboços para uma teoria da mídia. São Paulo: Paulus, 2010.
____________. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura; V.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. A galáxia internet – Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa: 2004.
FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro: as conferências de Bochum. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FLUSSER, Vilém. A escrita – Há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
FLUSSER, Vilém. Ser judeu. São Paulo: Annablume, 2014.
FLUSSER, Vilém. Fenomenologia do brasileiro. Rio de janeiro: Eduerj, 1998.
FLUSSER. Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2004.
FLUSSER. Vilém. Ficções filosóficas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS