Tecendo uma teia: aquisição de conceitos e papel inferencial
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.12001Palabras clave:
Teoria dos Conceitos. Aquisição de conceitos. Cognitivismo. Concepção semântica.Resumen
Teorias dos conceitos e da aquisição de conceitos são mutua-mente vinculados. O modo como encaramos a aquisição de conceitos depende tanto do que tomamos por conceitos e das habilidades que em-pregamos para adquiri-los. Eu argumento que a abordagem cognitivista da aquisição de novos conceitos proposta por Ned Block não é compatível com a sua concepção semântica de papel conceitual. Se os conceitos são definidos pelos seus papéis conceituais, então a aquisição de novos conceitos mudará os papéis conceituais de conceitos empregados em qualquer forma de formação de hipótese e de aprendizagem de confirmação. Isso quebra a co-nexão que evidencia entre conceitos adquiridos e a evidência utilizada para justificar suas aplicações subsequentes. Consequentemente, a semântica de papel conceitual não pode beneficiar-se das abordagens cognitivistas para a aquisição de conceitos. A despeito disso, elas podem, entretanto, explicar a natureza aparentemente racional da aquisição de conceitos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS