A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUCRS
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1996.164.35920Abstract
Este estudo discute a possibilidade de o Serviço Social construir conhecimentos a partir da realidade em que atua. Conclui-se que, embora aplicando conhecimentos oriundos de outras ciências, o Serviço Social produz conhecimentos em sua área específica. As dissertações de mestrado produzidas no período de 1981 a 1995 desvelam esses conhecimentos, sua relevância social, trazendo aportes para a solução dos problemas sociais da sociedade brasileira. Sua contribuição teórica situa-se, sobretudo, no campo das demandas e políticas sociais, embora também seja significativa sua contribuição no aprofundamento das questões teórico-metodológicas do Serviço Social. Verificou-se, nos últimos anos, na produção estudada, a tendência de discussão dos novos paradigmas das ciências humanas e as novas exigências que serão impostas à profissão face às mudanças e avanços científico-tecnológicos do século XXI.
Downloads
References
ABESS. Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social. A produção de conhecimento e o Serviço Social. Cadernos ABESS, n. 5. São Paulo: Cortez, 1992.
--. Produção científica e formação profissional. Caderno ABESS, n. 6. São Paulo: Cortez, 1993.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BATISTA. Miriam Veras. Questões que se colocam para a investigação da prática profissional. III Encontro Nacional de pesquisadores em Serviço Social. São Paulo: ABESS/CEDEPSS, 1993.
BORNHEIM, Gerd A Dialética: Teoria e práxis. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1983.
BULLA. Leonia Capaverde. Serviço Social, Educação e Práxis: tendências teóricas e metodológicas. Porto Alegre: FACED/UFRGS (Tese de Doutorado), 1992.
CHATELET, François. História da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
CORETH, Emerich. Questões fundamentais da Hermenêutica. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária/
Universidade de São Paulo, 1973.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
FALEIROS, Vicente de Paula. Metodologia e ideologia do trabalho social. São Paulo: Cortez, 1985.
GIRARDI, Leopoldo Justino., QUADROS, Odone José. Filosofia. Série Universitária. Porto Alegre: Emma, 1993.
GOLDMANN, Lucien. Dialética e cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
- - . Epistemologia e filosofia política. Lisboa: Presença, 1984.
HABERMAS, Jurgen. Técnica e Ciência enquanto ideologia. 2. ed. Pensadores. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
--. Dialética e Hermenêutica. Porto Alegre: L&PM, 1987.
JUNQUEIRA, Helena Juracy. Quase duas décadas de reconceituação do Serviço Social: urna abordagem crítica. In: Serviço Social & Sociedade, 4:1-38, São Paulo: Cortez, 1980.
KOSlX, Karel. Dialética do Concreto. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KRUSE, Hermann. C. Filosofia do Século XX. Buenos Aires: Ecro, 1970.
LEFEBVRE, Hemi. Lógica formal e lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
MARTINELI, Maria Lúcia. O debate contemporâneo do Serviço Social: rupturas e continuidades. Curso ministrado no Mestrado em Serviço Social da PUCRS. Porto Alegre, 1995.
--. Serviço Social: Identidade e alienação. São Paulo: Cortez, 1989.
PEREIRA, Leda C.R., CASTILLO, Lúcia, G. (Orgs.). Exercícios de construção teórico-metodógica do Serviço Social. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Veritas implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Veritas as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS</p