UMA FORMA DE FORMAÇÃO: médicos na escola profissional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35667Abstract
O estudo examina um dos modos de realização da formação sanitária empreendida por médicos gaúchos junto a uma escola técnico profissional para trabalhadores, nas primeiras décadas deste século, no Rio Grande do Sul. Busca-se demonstrar que as ações e estratégias desencadeadas pelos médicos conferiram uma forma, uma identidade ao processo de formação, forma essa associada à constituição de sujeitos com consciência sanitária e comportamento higiênico. A investigação volta-se para a extensa rede de saberes e poderes que elegeu a escola como locus privilegiado de atuação de higienistas que associaram a prática da higiene a um ideal de civilidade, urbanidade e progresso.
Downloads
References
Fontes primárias
EGATEA, Revista da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Anos de 1919 a 1933.
PITTA PINHEIRO, João. "Departamento de Saúde". Relatório da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Porto Alegre, 1927. ls.n.t.I
Relatórios do Departamento de Saúde da Escola de Engenharia. ln: Relatórios da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Anos de 1919 a 1934.
Fontes secundárias
BOURDIEU, Pierre. Espaço social e poder simbólico. ln: Coisas Ditas. Trad. de Cássia R. da Silveira e Deise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 1987.
---. Réponses - pour une antropologie rétlexive. Paris: Éd Séuil, 1992.
--- . Le sens pratique. Paris, Les Éditions de Minuit, 1980. (excertos: trad. de Julieta Desaulniers, para uso particular).
CARVALHO, Maria Alice R. de, LIMA, Nísia V.T. O argumento histórico nas análises de saúde coletiva. ln: FLEURY, Sonia (org.) Saúde Coletiva? Questionando a onipotência do social. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1992. p. 117-156.
CHAPOULIE, Jean-Michel & BRIAND, Jean-Pierre. A instituição escolar e a escolarização: uma visão de conjunto. ln: Educação & Sociedade. Campinas: Papyrus: CEDES, n. 47, abr.1994:11-60. Trad. Julieta B. R. Desaulniers.
DANDURAND, Pierre & OLIVIER, Émile. A centralidade dos saberes e educação. ln: Educação & Sociedade. Campinas: Papyrus: CEDES, n. 46, dez. 1993:380-407.
DESAULNIERS, Julieta B.R. Formação, ou qualificação, ou competência ... ln: Veritas. Porto Alegre:
EDIPUCRS, n. 149, 1993.
---. A instituição: um lugar de produção do social. ln: Véritas. Porto Alegre: EDIPUCRS, n. 15, 1995.
--- . Instituição escolar e a formação. 1993. Trabalho apresentado à 17' Reunião Anual da ANPEd (mimeo).
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro, Graal, 1990a. 61 ed.
---. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1993a, 111 ed.
---. Résumé des Cours (1970-82). Paris, Julliard, 1989. (especialmente "Subjetividade e Verdade"
- Curso no College de France 1980/81 p.133-141.Trad. Marisa Faermann Eizirik).
---. Tecnologias de! yo y otros textos afines. Barcelona, Siglo Veintiuno, 1990b.
---. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1993b.10' ed.
FREIRE COSTA, Jurandir. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro, Graal, 1983.
HERSCHMANN, M. e PEREIRA, Carlos A. M.(org.). A invenção do Brasil Moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro, Rocco, 1994.
HUTMACHER, Walo. Para uma análise das instituições escolares. ln: NÓVOA, António (org.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1995. (p.13-42).
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. ln: SILVA, T.T.(org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. (p.35-86).
MARQUES, Vera Regina Beltrão. A medicalização da raça: médicos, educadores e discurso eugénico.
Campinas, SP, Editora da UNICAMP, 1994.
RAGO, Luzia Margareth. Políticas da (in)diferença: individualismo e esfera pública na sociedade contemporânea. In: Anuário do Laboratório de Subjetividade e Política-Movimentos Sociais/Linhas de Fuga. Ano II, v.II, 1993. UFF, Rio de Janeiro. (p.11-29).
STEPHANOU, Maria. Forjando novos trabalhadores: a experiência do ensino técnico profissional no Rio Grande do Sul (1890-1930). Porto Alegre, Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação
(UFRGS), 1990.
---. Formar o cidadão física e moralmente: médicos, mestres e crianças na escola elementar. In: Educação, Subjetividade & Poder. Porto Alegre: Núcleo de Estudos sobre Subjetividade, Poder e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS; Ijuí: Editora UNLJUÍ, v.3, n.3. jan./jun.1996 (p.59-66).
TANGUY, Lucie & ROPÉ, Françoise (org.) Savoir et compétences - de l'usage de ces notions dans l'école et l'entrepise. Paris: L'Harmattan, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Veritas implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Veritas as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS</p