A SUBJETIVAÇÃO ESTÉTICA EM KANT: DA APRECIAÇÃO DA BELEZA AO GÊNIO ARTÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2003.2.34796Keywords:
Kant. Subjetividade. Gênio.Abstract
O texto procura compreender a subjetividade tal como pensada por Kant na Crítica da faculdade do juízo a partir de conceitos relativos ao juízo de gosto, sobre a beleza, mostrando como que a relação das faculdades é seu fio condutor. A seguir, procura-se encaminhar a discussão para o tema do gênio, a faculdade necessária à produção de obras belas, culminando na análise sobre a importância da arte como um todo para o modo como o sujeito pode se conceber precisamente através da relação com as obras.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Traduçao de A. Morão. Lisboa: Martins Fontes, 1982.
______. Sobre sujeito e objeto. In: Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 181-190.
BARTUSCHAT, Wolfgang. Zum systematischen Ort der Kritik der Urteilskraft. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1972.
CHÉDIN, Olivier. Sty /esthétique de Kant. Paris: J. Vrin, 1982.
EAGLETON, Terry A ideologia da Estética. Tradução de Mauro Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1995.
FLACH, W. Zu Kants Lehre von der symbolischen Darstellung. In: Kant-Studien, 73. Jahrgang, Heft 4, Berlin: Walter de Gruyter & Co,, p. 452-462, 1982.
GUYER, Paul D. Formalism and the theory of expression in Kant's aesthetics. In: AgatStud'en, 68. Jahrgang, Berlin: Walter de Gruyter & Co,., p. 46-70, 1977. DOI: https://doi.org/10.1515/kant.1977.68.1-4.46
KANT, Immanuel. Ayitik der Urteilskratt. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft Darmstadt, 1982. [Foram consultadas as traduções de Valério Rohden. pela Forense Universitária, 1993, de James Creed Meredith, pela Enciclopaedia Britannica, 1972 e a parcial de Rubens Rodrigues Torres Filho, pela Abril Cultural, 1985.)
. Kritik der reinen Vernuntt. Hamburg: Felix Meiner, 1956.
KEMAL, Salim. Aesthetic necessity, culture and epistemology. In: Hart Studien, 74. Jahrgang, Heft 2, Berlin: Walter de Gruyter & Co., p. 176-205, 1983. DOI: https://doi.org/10.1515/kant.1983.74.2.176
KULENKAMPFE Jens. Xants Logik des aesthetischen Urtests. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1978.
LEBRUN, Gérard. Xant e o fim da metafísica. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LEENHARDT, J. Crítica da razão visual. In: NOVAES. A. (Org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 339-350.
MacMILLAN, C. Kant's deduction of Pure aesthetic judgments. In: fant-Studien, 76. Jahrgang. Berlin: Walter de Gruyter & Co., p. 43-54, 1985. DOI: https://doi.org/10.1515/kant.1985.76.1-4.43
MULLER, U. Objektivitãt und Fiktionalitãt. Einige Úberlegungen zu Kants Kritik der Asthetischen Urteilskraft. In: Aant-Studren, 77. Jahrgang, Berlin: Walter de Gruyter & Co., p. 203-223, 1986. DOI: https://doi.org/10.1515/kant.1986.77.1-4.203
SCHAPER, Eva. Free and dependent beauty. In: £anz-Stud'ien, 65. Jahrgang, Berlin: Walter de Gruyter & Co., p. 247-262, 1974.
SCOTT, Robin. Kant and the objectification of aesthetic pleasure. In: Aant-Studien, 80. Jahrgang, Heft 1, Berlin: Walter de Gruyter & Co., p. 81-92, 1989. DOI: https://doi.org/10.1515/kant.1989.80.1-4.81
TERRA, Ricardo. R. Kant: juizo estético e reflexão. In: NOVAES, A. (Org.). Artepensemento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 113-126.
WILLBUR, J. B. Kant's criteria of art and the Good Will. In: fan: Stualien, Bonn: H. Bouvier, 1970. p. 372-380.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Veritas implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Veritas as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS</p