Barboza, J. O náufrago da existência
Machado de Assis e Arthur Schopenhauer – Caricatura, paródia, tragédia e ética animal. São Paulo: Editora Unesp, 2022, 177 p.
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.45754Palavras-chave:
Schopenhauer, Machado de Assis, caricatura, paródia, ética animalResumo
O livro O náufrago da existência: Machado de Assis e Arthur Schopenhauer – Caricatura, paródia, tragédia e ética animal, de Jair Barboza, explora a influência de Schopenhauer na obra de Machado de Assis, propondo que a personagem Quincas Borba seja uma caricatura do filósofo alemão e sua filosofia do humanitismo, uma paródia do pessimismo metafísico schopenhaueriano. Barboza baseia-se em descobertas bibliográficas e analisa obras como Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba para fundamentar sua tese. Ele também destaca a ética animal em Machado, influenciada por Schopenhauer, e como essa abordagem foi seguida por outros autores brasileiros. O livro é destinado a leitores interessados na intersecção entre literatura e filosofia.
Downloads
Referências
ASSIS M. “O autor de si mesmo”. Brasília: Portal Domínio Público (Ministério da Educação); Florianópolis: Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL/UFSC), 1895. Disponível em: https://machado.mec.gov.br . Acesso em: 31 ago. 2022.
ASSIS, M. Quincas Borba [QB]. Brasília: Portal Domínio Público (Ministério da Educação); Florianópolis: Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL/UFSC), 2008. Disponível em: https://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/category/23-romance Acesso em: 31 ago. 2022.
BARBOZA, J. O náufrago da existência: Machado de Assis e Arthur Schopenhauer – Caricatura, paródia, tragédia e ética animal. São Paulo: Ed. Unesp, 2022.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. Tomo I [W I]. 2ª. ed. rev. São Paulo: Ed. Unesp, 2015a.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. Tomo II [W II]. São Paulo: Ed. UNESP, 2015b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Veritas (Porto Alegre)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS