Apresentação e tradução do ensaio de Emmanuel Levinas
“Nome de um cão ou o direito natural”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.44914Palavras-chave:
Ética, Fenomenologia, Lévinas, Transcendência, AlteridadeResumo
O texto inédito em língua portuguesa, Nome de um cão ou o direito natural, reúne os principais temas com que se ocupa a filosofia de Levinas, expostos de modo sutil, embora unidos a um relato dramático ambos característicos do estilo do autor. Sua principal preocupação é ali exposta em sua inevitabilidade, mas também em sua dificuldade mais própria. Trata-se da descoberta da transcendência como aquilo que motiva o pensamento e a ação, da filosofia à sua assunção como ética. Nesta apresentação seguida pela tradução ‒ é possível distinguir e compreender três articulações realizadas pelo ensaio do autor. Primeiro, na relação entre guerra e paz na constituição da filosofia. Segundo, na relação entre humanidade e animalidade consoante à ética. Por fim, na relação entre passado e futuro como indicativa da tarefa última tanto da filosofia quanto da ética.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
DERRIDA, Jacques. L’Animal que donc je suis. Paris: Galilée, 2006.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Os delitos, os castigos, as penas, as impunidades. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
LÉVINAS, Emmanuel. “Quelques réflexions sur la philosophie de l'hitlérisme”. In: Esprit Revue Internationale (Éditions Esprit). V.3, nº. 26, 1934, pp. 199-208.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalité et Infini. Essais sur l’extériorité. La Haye: Martinus Nijhoff, 1971.
LÉVINAS, Emmanuel. Humanisme de l’Autre Home. Montpellier: Fata Morgana, 1972.
LÉVINAS, Emmanuel. Difficile Liberté. Essais sur le judaïsme. Albin Michel, 1976.
LÉVINAS, Emmanuel. Autrement que l’Être ou au-delà de l’essence. La Haye: Martinus Nijhoff, 1978.
LÉVINAS, Emmanuel. The provocation of Lévinas. Rethinking the Other. In: BERNASCONI, Roberto; WOOD, David (Eds.). London: Routledge, 1988.
LÉVINAS, Emmanuel. Entre nous. Essais sur le penser-à-l’autre. Paris: Bernard Grasset, 1991.
LÉVINAS, Emmanuel. Levinas : au-delà du visible. Études sur les inédits de Levinas des Carnets de captivité à Totalité et Infini. HOUSSET, Emmanuel; CALIN, Rodolphe (dir.). Caen: Presses Universitaires de Caen, 2012.
ROSE, Deborah Bird. Wild dog dreaming: love and extinction. Virginia: University of Virginia Press, 2011.
SUSIN, Luiz Carlos. O homem messiânico. Uma introdução ao pensamento de Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EST, Petrópolis: Vozes, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Veritas (Porto Alegre)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS