Gadamer e a experiência hermenêutica da arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2020.2.37243Palavras-chave:
Gadamer. Arte. Ontologia. Arquitetura. Representação. CompreensãoResumo
Na abordagem hermenêutica das obras de arte, Gadamer discute a arquitetura como uma das expressões artísticas na qual se pode reconsiderar a relação ontológico-interpretativa com as coisas em geral. Repensando a estrutura representativa própria da experiência hermenêutica das obras de arte, Gadamer introduz a arquitetura como uma expressão artística peculiar, na qual as obras de arte resistem aos posicionamentos estéticos atuais, reinserindo-as na esfera prática da vida. Essa tematização encontra ecos importantes na teoria e prática arquitetônicas, à medida que possibilita uma nova relação com as obras de arquitetura, para além das variáveis estéticas. O presente artigo, portanto, tem como objetivo discutir a experiência hermenêutica da arquitetura como um momento interpretativo decisivo da relação com as obras de arte, explicitando tanto o caráter ontológico-hermenêutico do pensamento de Gadamer quanto o traço hermenêutico das obras de arquitetura. Para isso, partimos de um diálogo estabelecido por Gadamer e dois arquitetos, Jacques Herzog e Pierre de Meuron sobre a essência da arquitetura. A resposta gadameriana indicou-nos o horizonte de tematização das obras arquitetônicas como extensão da experiência da obra de arte, tal como foi discutido em Verdade e Método, notadamente na discussão sobre a representação artística e a retomada das noções de ocasional e decorativo. A tematização hermenêutica encontra, por conseguinte, repercussões na teoria e prática arquitetônicas, indicando um horizonte alternativo de questionamento do sentido da arquitetura e urbanismo, situando-o e remetendo-o para o horizonte da vida em comum.
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