Memória ética e reparação nas teses sobre o conceito da história de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2020.3.36726Palavras-chave:
Walter Benjamin, Memória ética, Reparação, Conceito da históriaResumo
O presente artigo discute o conceito de memória ética em Walter Benjamin a partir das teses Sobre o conceito da história. Argumenta-se que a partir deste autor se pode atribuir um papel ético e reparador às investigações acerca dos fenômenos humanos, retirando-os do lugar comum de “fatos sociais” e reivindicando-se uma memória ética na sua intepretação, que desde o início está comprometida em “escovar a história a contrapelo”. Isso significa escavar as ruínas dos monumentos e documentos de cultura e extrair deles o seu teor de documentos de barbárie. A partir da alegoria do Angelus Novus, apresentada pelo autor na IX Tese, sugere-se que a função do método de investigação histórica é de despertar as vozes que foram silenciadas pela versão oficial da história, iluminando o presente com rememorações prenhes de compromisso ético com uma noção de história que não tem fim em si mesma, mas que foi forjada sobre o jugo das opressões dos vencedores. Sugere-se que a alegoria do Anjo se reporta à própria função social do investigador materialista, cujo compromisso é preencher o “tempo vazio e homogêneo” com o “tempo de agora” [Kairós], rico em histórias e memórias dos esquecidos.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BARRENTO, J. Comentários. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, W.; BARRENTO, João (org). O anjo da história. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BENJAMIN, W. A modernidade e os modernos. Tradução Heindrun K. M. da Silva, Arlete de Brito e Tania Jatobá. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
BENJAMIN, W. A tarefa do tradutor. In: CASTELO BRANCO, L. (org.). A tarefa do tradutor, de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas I, Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012a.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas II, Rua de mão única. Tradução Rubens J. T. Filho e José Carlos M. Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2012b.
BENJAMIN, W. O anjo da história. Organização e tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Organização e tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
CAPANI, C. A. Fundamentos da cabala: sêfer yetsirá. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2011.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GADAMER, H. J. Verdade e método I. Tradução Flávio Paulo Meurer. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GAGNEBIN, J-M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GAGNEBIN, J-M. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.
KOTHE, F. R. A alegoria. São Paulo: Ática, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Veritas (Porto Alegre)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS