Mimese, idiossincrasia e indústria cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.32363

Palavras-chave:

Mimese. Idiossincrasia. Indústria cultural. Filosofia. Ciência.

Resumo

Ao tratar de diferentes aspectos do conceito de mimese na estética de Theodor Adorno, o artigo busca evidenciar a permanência do que Adorno designou como mimese primitiva ou originária na sociedade contemporânea. A análise do conceito de idiossincrasia servirá para mostrar esta permanência e, ao mesmo tempo, o seu reforço pela indústria cultural. Como contraponto a essa faceta do conceito de mimese, trataremos da mimese nos âmbitos científico, filosófico e no que Adorno considera obra de arte autêntica.

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Biografia do Autor

Sara Juliana Pozzer da Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Doutora em estética pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

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Publicado

2019-10-15

Como Citar

da Silveira, S. J. P. (2019). Mimese, idiossincrasia e indústria cultural. Veritas (Porto Alegre), 64(2), e32363. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.32363

Edição

Seção

Filosofia & Interdisciplinaridade