A comunicação humana a partir de Vilém Flusser: uma leitura do fenômeno comunicacional na pós-história
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.32132Palavras-chave:
comunicação humana, armazenamento, processamento, transmissão.Resumo
No começo dos anos de 1990, a informática já era uma realidade nos países desenvolvidos, tema que provocou muito interesse na nova geração de designers, intelectuais e artistas, entusiasmados com os avanços das novas tecnologias. É essencialmente nesse cenário que Flusser foi reconhecido como um teórico inovador das novas mídias. O objetivo do trabalho é discutir a comunicação humana no pensamento de Vilém Flusser, sobretudo a do período maduro das suas convicções teóricas, a partir das conferências de Bochum, onde se debateu a problemática da comunicação humana e do livro Comunicologia publicado primeiramente na Alemanha. O ser humano parece ser o único fenômeno capaz de produzir informações deliberadamente, capaz de transmitir e guardar informações, não apenas as herdadas, mas também as adquiridas. Por conseguinte, a fundamentação dos argumentos será dividida em três tópicos: o armazenamento das informações adquiridas, o processamento e a transmissão das informações.Downloads
Referências
BAITELLO JUNIOR, Norval. A serpente, a maçã e o holograma: esboços para uma teoria da mídia. São Paulo: Paulus, 2010.
____________. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura; V.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. A galáxia internet – Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa: 2004.
FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro: as conferências de Bochum. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FLUSSER, Vilém. A escrita – Há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
FLUSSER, Vilém. Ser judeu. São Paulo: Annablume, 2014.
FLUSSER, Vilém. Fenomenologia do brasileiro. Rio de janeiro: Eduerj, 1998.
FLUSSER. Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2004.
FLUSSER. Vilém. Ficções filosóficas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS