Knowing (How It Is) That P: Degrees and Qualities of Knowledge
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2005.4.1819Resumo
Pode o conhecimento de uma dada verdade admitir gradações? Sim, de fato, segundo o gradualismo deste artigo. O artigo introduz o conceito do saber-como que p – isto é, o conceito de saber como é que p. Saber-como que p é claramente gradual – admitindo gradações, dado que se pode saber mais ou menos como é que p. E a vinculação que este artigo faz entre sabercomo que p e saber que p revela que este último tipo de conhecimento também é gradual (mesmo que disfarçadamente). A teoria dos criadores-deverdade [truthmakers] é, então, invocada para enriquecer a análise, e a análise é aplicada às tarefas de fazer sentido do fundacionismo e de barrar uma certa forma de ceticismo.
PALAVRAS-CHAVE – Conhecimento. Gradualismo. Absolutismo. Ceticismo. Fundacionismo, Criadores-de-verdade.
BSTRACT
Can knowledge of a particular truth admit of degrees? Indeed so, according to this paper’s gradualism. The paper introduces the concept of how-knowledge that p – that is, the concept of knowing how it is that p. Howknowledge that p is clearly gradational – admitting of degrees, as one can know more or less of how it is that p. And this paper’s linking of how-knowledge that p with knowledge that p reveals the latter kind of knowledge, too, to be gradational (even if covertly so). Truthmaker theory is then called upon to enrich the analysis, and the analysis is applied to the tasks of understanding foundationalism and of thwarting one form of scepticism.
KEY WORDS – Knowledge. Gradualism. Absolutism. Scepticism. Foundationalism. Truthmakers.
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