Da Religião do Sacrifício à Religião da Fraternidade
Palavras-chave:
Religião. Sacrificio. Cristianismo. Renovação.Resumo
Há uma relação entre religião e violência que consiste basicamente em sacralização da violência através da sublimação da mesma como sacrifício. Ora, o sacrifício está no coração de toda religião, de forma descarada nas religiões arcaicas e de forma metamorfoseada e mascarada na evolução histórica da religião. A Escritura testemunha as ambiguidades do sacrifício e o choque profético entre o sacrifício e a misericórdia. O Cristianismo, em sua fonte, é a superação radical do sacrifício, mas, ao longo da história, novas metamorfoses do sacrifício surgem no Cristianismo. É a volta às fontes e a renovação de sua experiência na confraternização universal, testada pelos excluídos, que legitimam a originalidade do Cristianismo e um sentido realmente cristão para a palavra sacrifício.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.