A Comunhão dos Santos e o chamado universal à santidade na Igreja
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2024.1.46039Palavras-chave:
santos, Igreja, comunhão, santidade, vocaçãoResumo
Somente Deus é Santo (Ex 19,5), mas Ele fez da santidade um dom para o Seu povo. A Igreja assumiu esse dom e essa missão, motivando seus membros a buscarem a santidade própria da sua índole. Ela o faz através do culto dos santos, já presente nos primeiros séculos da Igreja, bem como através da profissão de fé na Communio Sanctorum do Credo apostólico. A Constituição Dogmática Lumen Gentium do Vaticano II desenvolve o tema da Comunhão dos Santos, ainda que não o apresente com esses termos. Com isso, deseja recordar a unidade da Igreja – peregrina, necessitada de purificação e celeste – e a vocação universal à santidade de todo batizado. Ao apresentar os santos como irmãos e benfeitores, a Constituição convida os fiéis à comunhão com os santos através da oração e intercessão, bem como através do exemplo de tantos homens e mulheres que configuraram suas vidas a Cristo.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, S. Esposizione sui Salmi, I. Roma: [s. n.], 1982.
AUER, J.; RATZINGER, J. Gesù il Salvatore. Soteriologia – Mariologia. Assisi: Cittadella Editrice, 1993.
BALTHASAR, H. U. V. Sorelle nello Spirito. Teresa di Lisieux e Elisabetta de Dijon. Milano: Jaca Book, 1974.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.
BOFF, C. A crise da Igreja católica e a teologia da libertação. Campinas: Ecclesia, 2023.
DENZINGER, H. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral da Igreja católica. São Paulo: Loyola, 2006.
MARTIMORT, A. G. La Chiesa in preghiera. Introduzione alla Liturgia IV. La Liturgia e il tempo. Brescia: Queriniana, 2010.
O’DONNEL, C.; PIÉ-NINOT, S. Diccionario de Eclesiología. Madrid: San Pablo, 2001.
PAPA PIO XII. Carta Encíclica Mystici Corporis. Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1943. Disponível em: https://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_29061943_mystici-corporis-christi.html. Acesso em: 25 jun. 2024.
PIOLANTI, A. Il mistero della comunione dei Santi nella Rivelazione e nella teologia. Città di Castello: Società Poligrafica Editoriale, 1957.
SORRENTINO, D. Comunión de los santos. In: CALABRESE, G.; GOYRET, P.; PIAZZA, O. F. (ed.). Diccionario de eclesiología. Madrid: BAC, 2016. p. 179-196.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.